Três Coroas decreta estado de calamidade pública

Por Henrique Ternus Lamb

Três Coroas – Em decreto publicado ontem (29), a prefeitura de Três Coroas declarou estado de calamidade pública no município, anunciando medidas para o enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia do coronavírus. Desta forma, ficam adotadas as medidas determinadas no Decreto sob nº 55.128, de 19 de março de 2020, do Estado do Rio Grande do Sul, entre outras. Na última sexta-feira, a Secretaria de Saúde da cidade divulgou que todos os 15 casos suspeitos no município haviam sido descartados, após exames laboratoriais.

Dentre as medidas, a prefeitura determina o distanciamento social de todos os habitantes do município, só podendo haver circulação de pessoas para utilização de serviços essenciais. Além disso, fica determinado “o fechamento de centros comerciais, à exceção de farmácias, clínicas de atendimento na área da saúde, supermercados, agências bancárias, restaurantes e locais de alimentação nestes estabelecidos, bem como de seus respectivos espaços de circulação e acesso.”

A comercialização de alimentos em restaurantes, bares, padarias e lancherias deve ser realizado preferencialmente por meio de retirada em balcão, serviço de drive-thru e entrega em domicílio. Os estabelecimentos autorizados a funcionar deverão adotar medidas sanitárias, como higienização dos espaços de uso comum e disponibilizar álcool em gel para clientes e funcionários.

Os estabelecimentos industriais e comerciais deverão “adotar sistemas de escalas, revezamento de turnos e alterações de jornadas, para reduzir fluxos contatos e aglomerações de trabalhadores.” Além disso, deverão fornecer instruções aos funcionários sobre a importância e necessidade da higiene pessoal, como lavar as mãos e utilizar álcool em gel, e da manutenção da limpeza do local de trabalho.

Além disso, ficam interditadas praças e parques públicos na cidade, e eventos com mais de 30 pessoas estão vedados. Os templos religiosos devem respeitar o limite máximo de 25% da sua capacidade.

Confira o decreto na íntegra: https://www.trescoroas.rs.gov.br/noticias/2663-confira-o-decreto-de-calamidade-publica-de-tres-coroas