Transporte coletivo gratuito é motivo de comemoração entre moradores de Parobé

Foto: Weslei Fillmann

Por Weslei Fillmann

O programa Tarifa Zero, que oferece transporte de ônibus gratuito para os cerca de 60 mil moradores de Parobé, começou a funcionar quarta-feira, dia 23. São três ônibus, sendo que dois estão direcionados para a área urbana e um para as localidades rurais do município.

 

O contrato emergencial tem duração de seis meses e, após esse período, o serviço deve ser mantido. As catracas, que servem neste momento para identificar o número de passageiros que vão usar o sistema, deve ser retirado após esse período inicial.

Como funciona há pouco tempo, alguns moradores não sabiam da presença desse serviço pelas ruas do município. É o caso de Maria da Rosa, que estava vindo de Taquara para Parobé. Ela comentou que teria aguardado a chegada do ônibus na ponte da Estrada Velha, que faz a ligação entre os municípios. No local, o ônibus faz um retorno em direção ao Centro de Parobé. Ela afirmou também que planeja utilizar o transporte toda a semana.

Venildo de Amorim disse que também não sabia do serviço. Além disso, comentou que a região onde mora não havia transporte.

Prefeito destaca o carater social

“O Tarifa Zero atende muitas pessoas que, muitas vezes, não tinham condições de se locomover ou que precisavam fazer grandes deslocamentos à pé ou de bicicleta. Agora, podem estar fazendo com o ônibus. Afinal, sem o custo da passagem, dá mais comodidade e mais qualidade de vida para as pessoas”.

Surpresa agradável

Maria Lurdes ficou surpresa ao entrar no ônibus e descobrir que não precisaria pagar pela passagem ao motorista. “Eu não sabia que estava funcionando (o serviço). É muito bom ter um ônibus de graça, pois as vezes não temos dinheiro para pagar a passagem. Nós moramos no bairro Jardim e, para vir até o Centro buscar um remédio para uma pessoa da idade, é muito bom ter esse transporte. Agradeço muito o governo (municipal), pois foi uma benção inserir esse ônibus na cidade. A população agradece”.