Trajes típicos da cultura alemã embelezam as comemorações

A Oktoberfest vai além de reunir muita diversão e chopp gelado. O evento é marcado pelo reforço das tradições alemãs, nas mais diversas vertentes.

Comidas típicas, vocabulário tradicional e danças são alguns dos elementos vistos, frequentemente, durante a festividade. Mas um artefato que chama muita atenção e encanta o público visitante são as vestimentas.

Os trajes tradicionais alemães, ou melhor, Trachten, têm uma longa história e significado cultural na Alemanha. As peças não são apenas roupas comuns, mas sim, uma expressão de identidade regional, que trazem a história, cultura e tradição do país.

O Grupo Repercussão trouxe características das vestimentas, e aspectos interessantes de cada traje. Confira!

O surgimento do Tracht como elemento da cultura alemã

Na Alemanha, historicamente, era comum a aplicação de leis para identificar, de forma mais fácil, a classe social da população, além das atividades e privilégios por eles exercidos. As vestimentas surgiram para impedir que pessoas comuns pudessem imitar a aparência dos nobres, possibilitando a identificação visual para distinção de alguns grupos, como judeus, por exemplo.

Além disso, as roupas também poderiam indicar o estado civil e as origens de cada indivíduo. A exemplo do Quimono, no Japão; o Sari, na Índia; o Kilt, na Escócia; o Tracht é característico na Alemanha.

No século XVIII, surgiu a moda de os nobres imitarem a vida simples dos camponeses. A ressalva era de que, enquanto os camponeses utilizavam roupas simples, feitas de pele de ovelha, os nobres utilizavam camurça, ricamente decoradas para realçar a nobreza. Monarcas também começaram a utilizar os trajes em eventos oficiais e, rapidamente, as vestimentas foram popularizadas.

Foi aí que surgiram o Dirndl e o Lederhorse.

Dirndl e Lederhorse carregam a cultura alemã e trazem curiosidades

Dirndl
O Dirndl, como é chamado o traje típico feminino, é composto por uma blusa branca, um vestido estilo “camponesa” com um corpete bem acinturado, e um avental.

Acessórios
Para dar mais charme ao look, o Dirndl conta com acessórios como um cordão, pulseiras e, na cabeça, uma tiara de flores ou um chapéu. Algumas moças optam por penteados, como tranças, para caprichar ainda mais na caracterização.

Calçados
Nos pés, uma combinação que não tem erro, é o uso de um saltinho ou, até mesmo, sapatilhas. O que importa, mesmo, é o conforto!

Curiosidade
O laço no avental do Dirndl revela o estado civil das mulheres. O acessório posicionado do lado direito da cintura, significa que a mulher é casada ou comprometida. Do lado esquerdo, indica que está solteira. Atrás, mostra que é viúva ou garçonete.

Lederhorse
A vestimenta masculina é chamada de Lederhorse, e consiste no uso de uma calça de couro, normalmente preta ou marrom, e uma camisa de botões, branca ou quadriculada.

Adereços
Alguns homens optam pelo uso do Charivari, uma corrente na cintura com medalhas, dentes de animais ou talismãs. Além disso, o Lofer, uma proteção nas panturrilhas, é comumente visto no traje masculino.

Calçados
O calçado dos homens pode ser formal ou não, dependendo do tipo de evento, além de meias compridas. Mas atenção: ao usar o Lofer, não se usa meias!

Curiosidade
O Lofer era muito utilizado, antigamente, para esquentar as pernas e não deixar uma parte muito grande da pele à mostra. Na época, mostrar o corpo em locais públicos era sinônimo de ousadia.