Trabalho realizado pela prefeitura ameniza frequência de alagamentos em Taquara

Problema de alagamentos foi amenizado com trabalhos realizados durante o ano Fotos: Bruno Cardoso

Mais de R$ 2 milhões investidos e um problema histórico amenizado através de um trabalho de troca de canalizações.

E ainda que fuja do controle das autoridades o nível de chuva que atinge as cidades, em Taquara, moradores da área central vivem, em 2023, outra realidade no que diz respeito aos alagamentos que castigavam o município e causavam transtornos nos mesmos locais há mais de três décadas.

De acordo com a secretaria de Planejamento, Habitação, Segurança, Mobilidade e Trânsito, foram executadas diversas ações que contribuíram para que alagamentos não acontecessem mais, principalmente na Pinheiro Machado, tanto na região do bairro Jardim do Prado, quanto no bairro Petrópolis. “Temos feito a manutenção e limpeza de tubos, melhorias e ampliações nas redes, como na Pinheiro Machado e 17 de Junho, além de limpeza dos arroios, o que consequentemente aumentou a vazão das redes de drenagem”, detalha a prefeita Sirlei Silveira.

Mesmo que os resultados sejam visíveis, a Administração adota cautela em relação ao assunto. “Conseguimos conter. Isso é fato, mas não podemos garantir que nunca mais vai alagar. Temos recebido quantidades de chuvas que nunca imaginávamos receber. Esse ano quebramos o recorde duas vezes, mas acabou diminuindo consideravelmente a incidência por conta destes vários trabalhos”, afirma Lauriane Dias, engenheira que compõe o corpo técnico da Prefeitura de Taquara.

Prefeita comenta

Conforme Sirlei, mesmo com as chuvas fortes que atingiram a cidade nos últimos meses, desde junho não acontecem mais alagamentos na região onde foram realizados os trabalhos. “Nós tivemos uma canalização muito pesada feita ali na obra do Macromix e isso fez com que houvesse uma grande melhora na captação das águas das chuvas, não alagando mais o centro de Taquara desde essa obra realizada”, cita a prefeita.

Outra realidade

Em julho deste ano, a Secretaria de Obras e Serviços trabalhou na troca de canalização da Rua Pinheiro Machado, no bairro Petrópolis, e no Centro, visando facilitar o escoamento da água da chuva na via.
O comerciante Ivan Carlos Oliveira Borges, que tem uma loja na Pinheiro desde 2013, comenta sobre a melhoria. “Passamos durante muito tempo por várias enchentes, na qual alagou meu estabelecimento. Depois que foi feito esse trabalho aqui, não sofremos mais com isso. Para mim, fico agradecido por terem a coragem de vir mexer numa coisa que fazia 40 anos que não era mexido”, ressalta.

As intervenções iniciaram sob a supervisão do antigo secretário de Obras e Serviços, Bruno Cardoso. Agora, com Alisson Gabriel Haubert à frente da pasta, a equipe segue realizando melhorias pela cidade.
Segundo a Administração, estão sendo trocados canos danificados por novos e com diâmetro maior, dando maior escoamento nas ruas Lima (no bairro Empresa) e na Ernesto Alves (no Centro).