Trabalho intenso para melhor atender a população igrejinhense

Fotos: Prefeitura de Igrejinha/ Matheus de Oliveira/ Lilian Moraes

Mais qualidade

Foto: Prefeitura de Igrejinha/Divulgação

Já dá para perceber. Quem passa pelo cruzamento da Avenida Presidente Castelo Branco com a Rua João Corrêa, no Centro de Igrejinha, consegue avistar o estágio avançado da obra da Unidade Básica de Saúde do bairro e Centro de Especialidades, que promete mudar a realidade do atendimento da saúde na região central do município.
Segundo informações detalhadas pela Prefeitura de Igrejinha, a obra está 80% concluída e estão sendo realizados os acabamentos (pintura, colocação de louças, arremates e instalações elétricas), conforme as normas e orientações do Ministério da Saúde.
O prefeito Leandro Horlle comenta sobre o investimento. “Temos um prédio que não suporta mais a demanda de atendimentos da região central da cidade. Por isso, investimos na nova estrutura, trazendo um novo e moderno complexo, que vai suprir uma deficiência que temos hoje”, destacou.
A nova unidade terá 590,65 m², divididos em dois andares, com mais de 10 espaços entre consultórios, salas e farmácia.

Instalação avança

Foto: Lilian Moraes

A qualificação da iluminação das ruas de Igrejinha segue e, em breve, todos os moradores da área urbana do município terão a tecnologia LED à sua disposição.
Desde julho, as equipes da Embralux Comércio de Lâmpadas e Luminárias Ltda. realizam a instalação dos novos dispositivos, seguindo um cronograma executado por etapas, segundo o projeto e a disposição de lâmpadas que são recebidas.
O prefeito de Igrejinha, Leandro Horlle, valoriza o investimento e ressalta a economia que a nova tecnologia vai gerar aos cofres públicos. “A expectativa é que a redução possa chegar em até 50% do valor da conta de iluminação pública ao longo do tempo”, pontuou. “Isso permitirá que no futuro se possa pensar, quando o investimento estiver quitado, na redução da tarifa da contribuição de iluminação pública, cobrada dos contribuintes”, ressaltou Horlle.
A instalação, conforme o secretário de Planejamento e Meio Ambiente, Jeferson Corá, já atingiu os 35% de conclusão. Morada Verde, Lajeadinho e Cohab são alguns dos que já estão finalizados. Nos bairros 15 de novembro, Figueira e Loteamento Panorama, o trabalho está em fase final.

Na educação

Foto: Matheus de Oliveira

Através da construção de uma nova unidade do Centro Municipal de Atividades Educacionais (Cemae) Aprender, Igrejinha pretende expandir a capacidade de atendimento para receber crianças de 4 e 5 anos. Para colocar esse desejo em prática, a obra do novo prédio no loteamento Morada Verde está a todo vapor.
Com uma área de 842,92 m², o novo CEMAE terá pergolado e uma quadra poliesportiva, com previsão de término para o início de 2023.
Leandro Horlle, prefeito de Igrejinha, ressalta a importância da obra. “Além de ampliar a capacidade, o CEMAE da Morada Verde vai suprir a dificuldade atual do transporte das crianças, que atualmente atravessam a cidade para frequentar o contraturno oferecido no CEMAE”, comentou.
Com a nova unidade, crianças dos bairros Invernada, Casa de Pedra e 15 de novembro poderão aproveitar uma estrutura mais próxima de suas residências.
O investimento na obra é de R$ 1.752.574,13 de recursos do próprio município, sem nenhuma fonte de custeio de emenda ou recurso federal.