Terceira idade representada com Marlene Kunst, Seniorin da Oktoberfest

Marlene Kunst visitou o Grupo Repercussão, em Igrejinha, e concedeu entrevista Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – Integrante do grupo de terceira idade Flor da Primavera há cinco anos, Maria Marlene Kunst, 66 anos, foi eleita neste ano a nova Seniorin da Oktoberfest de Igrejinha, representante da 33ª edição da festa. Marlene compõe a corte formada pela rainha Raíssa Mirella Schäfer e as princesas Thais Chaiane Volz Wiebling e Lara Luísa Kunst, bem como o Bubchen Pedro Henrique Fontana e a Mädchen Liviah Sofia Roth.

A escolha da Seniorin ocorreu em um baile na Sociedade União de Cantores de Igrejinha (SUCI) e cinco candidatas concorreram ao título neste ano. Marlene já tinha tentado conquistar o título em outro ano. Ela compartilhou que decidiu participar do concurso a partir das privações sofridas nos últimos dois anos, entendendo que seria uma oportunidade de exercitar amizades, passeios e bailes, como o que já realiza no grupo Flor da Primavera. Reforçando que tem “pique” para as atividades, sua expectativa para a Oktoberfest é estar em todos os eventos. “O melhor dia da Oktoberfest, para mim, é a Seniorientag. Este ano vou estar lá no portão, recebendo a todos os grupos e participantes com muito amor e carinho”, comentou Marlene.

Antes da escolha, as cinco candidatas participaram de oficinas preparatórias, com temas como cuidados com o bem-estar e a saúde, com médico, fisioterapeuta e nutricionista, além de passeios pela cidade, conhecendo os pontos turísticos. O processo de definição da Seniorin teve uma etapa de entrevistas com os jurados. Depois, houve apresentação de dança, teatro, desfile individual e uma valsa preparada pelas candidatas com a participação de familiares.

Dia a dia
Fora da rotina da festa, Marlene conta que gosta de fazer crochê para passar o tempo. Ela também é uma entusiasta da jardinagem. “Esses dois anos em casa fiz de tudo em crochê. Fiz até colcha e me faltou linha nesse tempo. Faço roupas, tapetes com retalhos, de tudo um pouco. Eu ainda trabalho costurando sapatos para uma vizinha. Sozinha em casa, o que a gente vai fazer? Adoro mexer na terra. Tenho um jardim com grama nos fundos da casa, onde passo meu tempo. Me dou com todos os vizinhos, mas não sou de fazer visitas, sair e passear”, conta. As atividades com o grupo Flor da Primavera também são parte da rotina. “Toda sexta-feira o grupo se encontra para fazer bingos e o dinheiro arrecadado é para irmos nos bailes. Tem semanas que tem quatro pra ir. Daí não pagamos a passagem e quem joga não paga o ingresso”, explica.