Taquara vai instalar quebra-molas em 21 ruas da cidade

Por Henrique Ternus

A partir de recursos captados no Estacionamento Rotativo Pago, a prefeitura de Taquara irá instalar 33 lombadas físicas (ou quebra-molas) em 21 ruas diferentes do município, localizadas em dez bairros distintos. Segundo a prefeitura, no momento, o processo licitatório está em andamento. A expectativa da prefeitura é iniciar as instalações na primeira semana do mês de setembro e finalizar em até 30 dias.
O secretário de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rafael da Rosa, explica que o objetivo da implementação das lombadas é promover mais segurança aos munícipes. O foco da prefeitura é diminuir a velocidade dos veículos nas vias públicas e os índices de acidentalidade na cidade. Segundo o secretário Rafael, foram muitas as ruas asfaltadas nos últimos oito anos em Taquara, e algumas não haviam sido contempladas com estes dispositivos, o que acabou gerando desrespeito aos limites de velocidade por alguns motoristas. “Este projeto vem atender solicitações de entidades constituídas da comunidade como Associações de Moradores, Esportivas, Sindicatos, entre outras, assim como reivindicações feitas pelo próprio Ministério Público”, afirmou.

Lombadas físicas estarão de acordo com normas técnicas definidas pelo Contran

As 33 Ondulações Transversais (lombada física) tipo A estão disciplinadas no parágrafo único do Art. 94 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e regulamentadas pela Resolução 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Terão a largura da via e extensão de 3,70m, com até 10cm de altura, e serão devidamente sinalizadas.

Retorno à comunidade

O chefe da secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rafael, reforça que os aproximadamente R$100 mil que serão utilizados no projeto foram captados através da arrecadação com o Estacionamento Rotativo Pago, na área central de Taquara. “Uma forma de devolver à comunidade estes recursos, em serviços, benfeitorias e segurança no trânsito. Estas instalações se somam com as outras várias intervenções feitas pela cidade, como implementação de rotatórias, retirada de sinaleiras, demarcações e divisões de pistas, modificações no estacionamento da Rua Júlio de Castilhos, o que muito tem melhorado a mobilidade e a fluidez na trafegabilidade, assim como reduzido os acidentes”, afirmou o secretário.