Taquara vai construir uma Casa do Colono na Praça da Bandeira

Projeto foi elaborado visando aprimorar o espaço da Praça da Bandeira Imagens: Reprodução/Prefeitura

Com investimento de cerca de R$ 400 mil, a Casa do Colono de Taquara vai começar a sair do papel em 2022. O projeto, elaborado pela Secretaria de Planejamento, Meio Ambiente e Captação de Recursos, vai contar com 130m² destinados para a exposição e venda dos produtos da agricultura familiar de Taquara.

 

Parte do valor investido na obra, R$ 200 mil, é de uma emenda parlamentar do deputado federal Heitor Schuch (PSB). O restante será de contrapartida do município. De acordo com integrantes da secretaria, ainda há ajustes a serem feitos na planta do imóvel, que integra um projeto da Prefeitura em revitalizar completamente a Praça da Bandeira.

Um dos objetivos da Casa do Colono, de acordo com a arquiteta Carina Adriana Martin e a secretária de Captação Valentine Dall’Acqua, o projeto busca aumentar a circulação de pessoas na praça, pois a ideia é renovar o ambiente público. Além disso, as pessoas que quiserem consumir em pé, no balcão, vão ter essa opção. Atualmente, os produtores de Taquara já contam com um local para oferecer e vender seus produtos, mas que não tem fornos para produção imediata. A Casa do Colono vai ser uma segunda opção para esses agricultores.

Projeto maior voltado para o lazer

A revitalização da Praça da Bandeira é uma das metas da gestão que surgiu no início do mandato. A Casa do Colono é o primeiro procedimento que vai ser feito neste ano, enquanto que a reforma total da praça vai ficar para outro momento, com outro orçamento. Ainda é necessária a elaboração de um projeto para que possa ser enviado para buscar recursos. “Essa Praça da Bandeira, que não está tão bonita quanto gostaríamos, vai receber um aporte de recursos importante, através de emenda parlamentar e de recurso livre de Taquara, para construir o espaço do produtor. Vai ser um espaço lindo, que vai contar com local para leitura no centro da praça. Isso integra um projeto bem elaborado, que já está no caminho para ser licitado e implementado em Taquara”, comentou a prefeita Sirlei Silveira (PSB).

Aprender com os outros

“O produtor vai ter o espaço para vender os seus produtos, além de poder produzir no local, como o pão. Fornos vão ser construídos, para que eles possam produzir e vender o produto quentinho. Usamos como exemplo Gramado, que tem isso (uma Casa do Colono). A gente não precisa inventar a roda, mas precisamos olhar para o que os outros municípios fazem bem e trazer para cá”, disse a prefeita Sirlei Silveira.

Por Weslei Fillmann