Taquara: trecho da RS-020 tem bloqueio parcial por água na pista

Foto: Jauri Belmonte

POR JAURI BELMONTE

TAQUARA – Mesmo que não esteja mais chovendo no Vale do Paranhana e região desde a madrugada deste sábado (17), os resquícios do ciclone extratropical, que atingiu a costa Leste do Rio Grande do Sul, ainda são latentes. A cidade de Taquara, que segue como uma das mais atingidas do Estado e decretou estado de emergência, acumula vários prejuízos.

 

Na tarde deste sábado, um trecho da RS-020, próximo ao Instituto Adventista Cruzeiro do Sul (o Iacs), começou a apresentar água acumulada na pista por conta da cheia do Rio dos Sinos, que cruza o município. A pista está bloqueada parcialmente nas proximidades da ponte, que fica sobre o rio, entre os quilômetros 44 e 46. Esse bloqueio deve se estender pelas próximas horas, visando a segurança dos motoristas por conta dessa lâmina de água que criou, segundo os Bombeiros de Taquara.

A rodovia estadual é um dos principais acessos à cidade, especialmente para quem se desloca de Porto Alegre para o Vale do Paranhana.

O lado da pista para vem no sentido Porto Alegre-Taquara apresenta o maior acúmulo de água. O Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM) colocou sinalização com cones em frente ao Iacs, bloqueando a passagem de veículos no sentido Taquara – Porto Alegre, e no sentido contrário, a sinalização está próxima à entrada do distrito de Entrepelados. Assim, quem quer ir a Porto Alegre ou Gravataí, ou moradores dessas cidades que precisam chegar a Taquara, a opção é a RS-239, via Novo Hamburgo.

A cidade de Taquara tem dezenas de desalojados e desabrigados. Clique aqui e saiba como ajudar.