Taquara reúne programação cultural e artística para o Dia da Consciência Negra

Programação diversificada ocorreu ao longo de todo o sábado (19) Foto: Ruan Nascimento/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Com ações realizadas ao longo de todo o dia, o sábado (19) foi especial na Rua Coberta de Taquara. O local recebeu uma série de atividades culturais e artísticas voltadas para o Dia da Consciência Negra. “Foi um evento muito especial, que ressalta a importância da cultura negra. Fico feliz em termos realizado uma série de eventos tão lindos em apoio a esta comunidade de nosso Município”, destaca a prefeita Sirlei Silveira.

 

O evento teve a realização da Prefeitura de Taquara, através da Diretoria de Cultura, contando com o apoio do Serviço Social do Comércio (Sesc), da ONG Vida Breve, da Associação Regional e Cultural dos Afrodescendentes de Taquara (Arcat) e do Instituto Gaúcho Pró-Cidadania (IGPC).

 

Centenas de visitantes prestigiaram as atividades, que reuniram uma feirinha com empreendedores negros, grafitagem no muro do Taquarense, batalha de break dance mediada pela ONG Vida Breve e shows musicais com Lady Black, Biga MC, Neguinho, Pagode do Zé e bateria da Escola de Samba Mocidade Independente Jardim do Prado.

 

Importância das ações de igualdade racial

 

O evento do sábado reuniu atividades que já eram realizadas pelas entidades parceiras em outros anos, colocando todos os eventos em um mesmo lugar, através da realização da Prefeitura de Taquara. Em sua fala, a prefeita mencionou a importância da programação do Dia da Consciência Negra no Município. “Temos uma forte e importante comunidade negra em nossa cidade, que luta diariamente por igualdade racial e combatendo o racismo estrutural que infelizmente existe. Não basta apenas não sermos racistas, é necessário sermos antirracistas. Nossa Administração Municipal continuará fazendo ainda mais ações de apoio à população negra”, frisa.

 

A integrante da diretoria da Arcat, Priscila dos Santos Silva, lembrou que a programação na Rua Coberta foi de grande importância para a comunidade negra de Taquara e região. “Anualmente a Arcat promove atividades culturais para o Dia da Consciência Negra. Neste ano, foi um passo muito importante realizarmos este evento em conjunto, não só para a população negra mas para todos os habitantes daqui. Não é só o negro que tem que lutar todos os dias para literalmente ser aceito na sociedade, mas a pessoa branca também precisa ser antirracista e ajudar a concretizar isso, para acabar com esse preconceito que nunca deveria ter existido”, destaca.

 

O professor Airton Schirmer, presidente da ONG Vida Breve, também lembrou da parceria das atividades, com a inclusão da Batalha de Break Dance na programação, reunindo 20 competidores das cidades de Taquara, Porto Alegre, Igrejinha, Estância Velha e Sapucaia do Sul. “Sempre fazíamos este evento na sede da ONG, aqui no Município. E foi muito importante trazermos as batalhas para o Centro de Taquara. É através da inclusão que a gente pode fazer um munto melhor para todos, e livre de qualquer discriminação”, completa.

 

Mês da Consciência Negra

 

As atividades do Mês da Consciência Negra em Taquara iniciaram no dia 7, com o bate-papo “Leitura e Escrita: uma bela conexão”, com a escritora Lilian Rocha. Também foi oferecido o Curso By Necessity Empreendedores Negros, pelo Programa Gerdau Transforma. Até 8 de dezembro, o Museu Histórico Municipal Adelmo Trott promove a exposição “Branco no preto – invertendo paradigmas: as letras e o grafite como meio de reflexão sobre a Consciência Negra em Taquara”, aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

Outras atividades envolveram o ativista Cristiano Oliveira, que representou a Arcat e o IGPC na Câmara de Vereadores, na quarta-feira passada (16), e também com a roda de conversa “O papel do negro na transformação da sociedade”, que ocorreu na sede do IGPC na quinta-feira (17). O encerramento da programação será com o evento Conversa de Professor, nesta quarta-feira (23), às 18h30, no Centro