Taquara lança o Projeto Reconecte: A Família e as Tecnologias Digitais

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Fortalecer os vínculos familiares por meio do uso inteligente das novas tecnologias, do acesso mais amplo ao conhecimento científico e de maneira adequada abordando aspectos sociais, educacionais, de saúde física e psíquica, visando assim uma maior consciência sobre as consequências do uso tecnológico são objetivos do Projeto Reconecte: A Família e as Tecnologias Digitais. Em Taquara o projeto já está sendo promovido de modo presencial e na próxima semana inicia de forma on-line. Para a modalidade on-line as inscrições estão abertas no endereço https://form.jotform.com/220755634815661.

 

O Projeto Reconecte é uma realização da Secretaria Nacional da Família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) e está sendo executado pelo Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa. As aplicações em Taquara têm o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania e de Educação, Cultura e Esporte, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alípio Alfredo Sperb e da ONG Vida Breve.

Oficinas e temáticas

As oficinas presenciais iniciaram no dia 4 de abril e seguem sendo realizadas nos dias 11, 18 e 25 de abril, das 18h30 às 19h30, na sede da ONG Vida Breve, na Rua Cincinato Cardoso nº 2900, no Bairro Santa Maria, com apoio da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutor Alípio Alfredo Sperb. Para as oficinas on-line ainda estão abertas as inscrições. Elas serão promovidas nos dias 12, 19 e 25 de abril e em 3 de maio, das 19h às 20h. O endereço para a participação das atividades será encaminhado aos inscritos.

Entre as diversas ações do Reconecte está a aplicação de quatro oficinas semanais com duração de uma hora para pais ou responsáveis acompanhados de seus filhos entre nove e 14 anos. As oficinas abordam temáticas relacionadas à família, saúde, educação e segurança digital e serão ministradas pelo professor Airton Schirmer e pela oficineira Schana Lehn. A atuação é estendida a profissionais que atuem com famílias e todos que participarem dos quatro encontros recebem certificados.

Oficina 1 – Família e o uso adequado da tecnologia
Vantagens e desvantagens das novas tecnologias demonstrando a importância do fortalecimento dos vínculos familiares e de ações simples como as refeições em família na proteção contra diversos fatores de riscos.

Oficina 2 – Saúde e Novas Tecnologias
Efeitos do uso excessivo das novas tecnologias e como as telas digitais podem afetar a saúde física e mental incentivando o uso mais adequado e saudável para toda família.

Oficina 3 – Educação e Novas Tecnologias
Revolução 4.0 na educação, a cidadania digital, classificação indicativa de idade e a responsabilidade social do uso das tecnologias para a sociedade e para as famílias.

Oficina 4 – Segurança Digital
Riscos do uso imoderado das novas tecnologias, com foco no fortalecimento das relações familiares e no desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Cyberbullying, sexting, PornRevenge, grooming, pornografia, pedofilia e outros crimes cibernéticos.