Taquara já entregou mais de cinco mil kits de alimentos da Merenda Escolar e mais de 43 toneladas de hortifrútis da Agricultura Familiar

Foto: Divulgação/PMT

Taquara – Pensando em amenizar os problemas causados pela pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes (SMECE), o Conselho Municipal de Educação (CME) e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) aderiram à iniciativa do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE que facultou aos municípios a distribuição dos alimentos da Merenda Escolar aos estudantes.

 

Em Taquara, já foram distribuídos 5.170 Kits de alimentos provenientes da Merenda Escolar e 43.252 kg de hortifrútis, da Agricultura Familiar. As entregas dos kits ocorreram em três etapas: no mês de abril foram entregues 1.379 kits; em junho, 1.899 kits e em agosto, 1.892 kits. Junto ao Kit de alimentos não perecíveis, as famílias também receberam uma cesta de alimentos da Agricultura Familiar com banana, laranja, batata doce, batata inglesa, aipim, cenoura, beterraba, tomate, cebola, lentilha e feijão. Tanto os alunos inseridos no Programa Bolsa Família como aqueles que, mesmo não integrando programas sociais também passam por vulnerabilidades, estão recebendo a ajuda.

 

A nutricionista do município, Juliana Silveira Haag, explica como foram montados os kits para as famílias. “Na primeira entrega utilizamos os itens que tínhamos nos estoques das escolas e complementamos com alimentos do estoque central. Na segunda entrega utilizamos o restante dos estoques das escolas, mas foi necessário efetuar uma compra de alimentos para complementar os kits. Já na terceira entrega realizamos novamente a compra de alguns alimentos como arroz, farinha de trigo, massa, bolacha maria e óleo de soja”, ressalta Juliana.

 

A intenção da Administração Municipal de Taquara é garantir o direito à alimentação e auxiliar para que menos estudantes entrem em situação de insegurança alimentar e nutricional neste período de pandemia. E, mesmo com as aulas remotas, os alunos, agora em casa, possam usufruir da alimentação que recebiam diariamente em seus educandários.

As entregas ocorrem em todas as escolas municipais de Educação Fundamental e de Educação Infantil e são acompanhadas pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho; pela representante do CAE, secretária Maria Eliane Bench; pela nutricionista, Juliana Silveira Haag e pela coordenadora das merendeiras, Néris Cardoso Bissaco.