Taquara inicia aplicação da dose de reforço contra a Covid em intervalo reduzido

Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara inicia a partir desta terça-feira (21) a aplicação da dose de reforço da vacina contra a Covid-19, com o intervalo de quatro meses após a segunda dose. A medida vai de encontro às recomendações do Ministério da Saúde, que nesta segunda-feira (20), determinou a diminuição do período entre a segunda dose e a dose de reforço do imunizante.

A campanha de vacinação contra a Covid segue nesta terça e quinta-feira, dias 21 e 23 de dezembro. Em ambas as datas, das 8h às 16h, as Unidades Básicas de Saúde Empresa, Piazito, Santa Teresinha e Mundo Novo estarão vacinando com a primeira e segunda doses, além da dose de reforço. Desde outubro, a Secretaria Municipal de Saúde definiu as terças e quintas-feiras como dias fixos de vacinação.

Os públicos aptos a serem vacinados são pessoas com 12 anos ou mais, para a primeira dose; imunizados há dois meses com as vacinas da Pfizer, Fiocruz/Oxford/AstraZeneca ou Janssen para receberem a segunda dose; e pessoas que tomaram as duas doses da vacina há quatro meses ou mais, além dos imunossuprimidos com mais de 28 dias da segunda dose, para que tomem a dose de reforço.

Documentação necessária

Quem ainda não recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid, é necessário apresentar documento de identidade com foto, comprovante de residência ou declaração de endereço e cartão SUS em Taquara. Para a segunda dose e a dose de reforço, o morador deve levar a carteira de vacinação e documento de identidade com foto.

Os adolescentes de 12 a 14 anos que forem se vacinar devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Quem tem de 15 a 17 anos, não há esta obrigatoriedade. Mais informações podem ser consultadas pelo WhatsApp (51) 98924-8784.

Todos Contra a Fome

Em todos os locais de vacinação, a população poderá contribuir com a Campanha Todos Contra a Fome. A doação é voluntária e espontânea. Quem desejar colaborar pode doar alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal e fraldas infantis de todos os tamanhos. As arrecadações serão doadas para famílias em situação de vulnerabilidade social em Taquara.