Taquara inaugura escola para alunos com necessidades especiais

Inauguração do educandário foi marcada por muita emoção Fotos: Cris Vargas/PMT

Taquara – Foi um dia histórico para a educação do município. Em uma solenidade emocionante, no último dia 24 de fevereiro foi, oficialmente, inaugurada a Escola Municipal Especial Lucas Sauer. A ação contou com a presença das famílias de alunos e autoridades municipais, que fizeram o descerramento da fita inaugural do novo educandário, que fica na Rua José Avelino Ostermann, 2475, no bairro Jardim do Prado.

A escola Lucas Sauer representa a ampliação dos atendimentos especializados, que antes ocorriam apenas em escolas de ensino fundamental. No ano passado, a prefeita Sirlei Silveira lembra ter recebido um grupo de mães de crianças com deficiência em seu gabinete, preocupadas com a educação e o acesso a serviços de saúde a seus filhos. “As histórias que ouvi naquele dia me comoveram. Em seguida, surgiu a possibilidade de comprarmos a Helfen e municipalizarmos os atendimentos. Com muito orgulho, inauguramos a Escola Lucas Sauer. Será uma missão seguir o trabalho iniciado há 30 anos pela Susy e pelo Diego, mas temos uma equipe preparada para isto”, destacou. As aulas já iniciaram no último dia 14, com a apresentação da nova equipe multidisciplinar. O local funcionará com o atendimento das crianças no contexto da educação básica, com aulas no turno da tarde. Atrelado a isso, os alunos também passam a receber o acompanhamento de multiprofissionais na área da psicopedagogia, da psicologia, da fonoaudiologia, da fisioterapia e, se necessário, da enfermagem.

 

DEZENAS DE MATRICULADOS

São cerca de 40 alunos matriculados na unidade, que é dirigida por Isis Beatriz Fagundes da Silva e por Silvana Teresa Krupp, que assume a direção geral da Educação Inclusiva. “Queremos trabalhar também a inclusão dos estudantes, com a preparação e inserção deles na rede regular”, disse a secretária de Educação, Carla Silveira. A solenidade também contou com uma homenagem à família de Lucas Sauer, um dos primeiros alunos da Helfen, há mais de 30 anos. “É emocionante saber que o local em que por muitos anos funcionou a Helfen, onde inicie a carreira, agora pertence ao município e que poderemos fazer a diferença na vida desses alunos e famílias”, disse.

 

CONTRATAÇÕES

Para garantir a melhoria dos atendimentos e proporcionar mais acessibilidade aos alunos cegos e surdos, a Câmara de Vereadores autorizou a Secretaria de Educação a contratar profissionais: uma temporária de um fisioterapeuta e um fonoaudiólogo; além de dois professores – intérprete de Libras e outro de Braille. A prefeita ressaltou a importância da contratação, como uma forma de proporcionar maior inclusão na rede pública. “Estamos felizes com a oportunidade de ampliarmos a contratação de profissionais para auxiliar nos atendimentos da escola especial, bem como em termos autorizada a oportunidade de contratar professores de Libras e Braille. Assim, todos os alunos de Taquara serão contemplados com um ensino de qualidade”, destaca Sirlei.