Taquara inaugura escola de Educação Infantil em Pega Fogo

Escola era um anseio antigo da comunidade | Foto: Magda Rabie

Taquara – A Administração Taquarense inaugurou na última terça-feira (10), a Escola Municipal de Educação Infantil Celita Campos Rocha – EMEI Vovó Celita, na localidade de Pega Fogo, interior de Taquara. O prédio, em que anos atrás funcionava a EMEF Zeferino Vicente Neves Filho, é de propriedade do Município, sendo ampliado e reformado para abrigar a nova instituição de ensino.

Segundo a coordenadora de Educação Infantil, Talita Morbach, a escola atenderá crianças na faixa etária de zero a três anos e 11 meses de idade (berçário e maternal), em turno integral, disponibilizando quatro refeições diárias. As inscrições estão sendo realizadas na central de vagas, junto à Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, das 8h às 11h30, até o dia 4 de dezembro.

Dona Celita, 85 anos, foi a primeira professora da localidade. Participando do momento da entrega do educandário, sediada em terras doadas por seu tio Zeferino Neves, lá pelos anos 1960, falou sobre a satisfação em receber a homenagem. “Sinto-me muito contente, pois quando iniciei o trabalho aqui, não havia nenhuma estrutura, nem luz, nem água, era tudo muito difícil. Os alunos buscavam água no arroio, buscavam lenha no mato para fazer fogo para a merenda. Hoje encontro este ambiente, é realmente um sonho, voltar e inaugurar esta escola“, comemorou.

Celita Campos Rocha, nasceu em 30 de março de 1935, em Taquara. Filha de Osório Corrêa Campos e Francisca Alves Campos, casou-se com Farto Gomes da Rocha, sendo mãe de 4 filhos, avó de 6 netos e 3 bisnetos. Começou a lecionar na localidade de Pega Fogo, no ano de 1957, tendo, em 1962, inaugurado a BRIZOLETA, no local onde hoje se encontra o antigo colégio, foi professora e diretora, se aposentou dando aula nesta escola. Dona Celita também foi presidente da Associação de Moradores de Pega Fogo.

Em tempos de pandemia temos que nos adaptar, gostaríamos ter uma inauguração maior, com muitas pessoas, pois estamos entregando uma solicitação antiga dos moradores, uma Escola de Educação Infantil, ou seja mais uma Escola de Educação Infantil à comunidade taquarense. Nestes últimos oitos anos, oferecemos quase três mil novas vagas para a Educação Infantil. Mais importante ainda, é fazer esta homenagem a dona Celita que, desde 1960, faz parte do ensino desta localidade. Uma grata e justa homenagem. Tenho certeza que esta escola beneficiará muito às mães e os pais das crianças que poderão deixar aqui os seus filhos com tranquilidade em saber que estão bem cuidadas”, ressaltou o prefeito Tito Livio Jaeger Filho.