Taquara fecha o ano de 2021 com saldo positivo de empregos formais

Foto: Agência Brasil

Por Prefeitura de Taquara

A cidade de Taquara encerrou o ano de 2021 com saldo positivo de 804 novos empregos com carteira assinada, de acordo com dados revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, no dia 31 de janeiro. No ano passado, foram 6.386 admissões e 5.582 desligamentos.

O saldo do Caged é definido de acordo com o número de novas admissões ou desligamentos durante um período. Ou seja, se os números são positivos, significa que mais pessoas foram contratadas do que desligadas. Em todos os cinco setores avaliados houve mais contratações do que demissões em 2021 em Taquara. O setor de maior saldo no ano passado no Município foi na indústria, com 390 novos empregos a mais que desligamentos. Depois, o maior saldo é o do comércio, com 201 novas vagas, e na sequência, os setores de serviços, com 196, da construção, com 16, e da agropecuária, com uma contratação a mais.

A prefeita de Taquara, Sirlei Silveira, celebrou com os dados divulgados pelo Caged, e afirma que eles são reflexo da retomada da economia do Município através da geração de empregos. “Nós, como Administração Municipal, sempre prestamos apoio e reconhecimento para quem investe no Município para garantir mais pessoas no mercado de trabalho, e continuaremos trabalhando sem medir esforços para qualificar mais os moradores daqui, e ter um número ainda maior de contratados”, destaca.

 

Ações de fomento a novos empregos

Ao analisar os números, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Turismo, Douglas Kaiser, frisou que a promoção de novos empregos é reflexo da força da indústria e comércio locais. “Temos procurado atender empresas interessadas em investir no Município, além de atender os empreendedores já aqui estabelecidos. Também temos parcerias com entidades como o Sebrae, Senai, CDL e Sindilojas, que são fundamentais para fomentar treinamentos, preparação de mão-de-obra e incremento do empreendedorismo”, acrescenta, ressaltando a importância de ações como a incubadora tecnológica, em parceria com a Faccat.

O secretário de Orçamento e Finanças, Jefferson Müller, também destacou a importância do crescimento de empregos para a economia taquarense. “Com mais pessoas trabalhando e as empresas ampliando seus negócios aqui em Taquara, aumenta também a arrecadação, permitindo que haja mais investimentos em melhorias do Município. Todos acabam ganhando quando há maior geração de admissões”, salienta.