Taquara e Igrejinha pedem atenção da comunidade e respeito das datas do calendário de podas

Taquara/Igrejinha – Maio é o mês do início das podas de árvores pela região, e em Taquara, ela começa na segunda-feira (18) e deve passar por todos os bairros da cidade. Os primeiros locais a receberem o recolhimento gratuito são o Bairro Santa Rosa e o KM-4, do dia 18 a 20 de maio. O calendário prevê o recolhimento de galhos até a segunda semana de agosto (12) e de acordo com a bióloga Fabiana Thiel, é de suma importância que a comunidade realize uma poda consciente, sem prejudicar o meio ambiente. “Não se pode retirar toda a copa da árvore, pois prejudica a estrutura dela”, comenta. A Prefeitura Municipal realiza o recolhimento gratuito dos galhos e alerta sobre a importância de os moradores ficarem atentos às datas para a destinação dos resíduos na rua, não colocando os galhos em períodos que não sejam os de recolhimento em seu bairro.
Segundo Fabiana, essa programação é feita para, junto da comunidade, evitar o acúmulo exagerado de dejetos nas ruas e, eventualmente, pode sofrer alterações, pois como o serviço acontece em uma época chuvosa do ano, o atraso no recolhimento pode acontecer.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente informa que os galhos não podem ser misturados com entulhos, resíduos de construção, sofás, geladeiras, sacos de grama, dentre outros. Árvores sem licença ambiental não poderão ser cortadas. Ainda existe a orientação para que a comunidade não faça a poda das árvores do passeio público, pois elas são de responsabilidade da prefeitura.
A Secretaria de Meio Ambiente está à disposição para esclarecimento de dú

vidas e sobre a necessidade da obtenção de licença, através do telefone 51 3541 9200 – ramal 2

26 e 235.

Igrejinha também está realizando o recolhimento

Em Igrejinha o recolhimento de galhos começou no final do mês de abril no bairro Centro e vai até setembro, quando realiza a limpeza nos bairros Industrial e Pedreira entre os dias 27/08 a 06/09. De acordo com a administração municipal, é importante que a comunidade respeite o cronograma, porque o recolhimento não será feito em outra data que não seja a que está programada.

 

Texto: Lilian Moraes

Fotos: Prefeituras de Igrejinha e Taquara