Taquara e Igrejinha contabilizam mais de 7 mil vacinas aplicadas contra a gripe

Por Henrique Ternus Lamb

Região – Após intensa procura pela vacina da gripe, que imuniza contra o vírus Influenza, a maioria das cidades da região não possui mais doses disponíveis. De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a nova remessa deve chegar aos municípios a partir da próxima terça-feira (31). A previsão é de que sejam enviadas pelo Ministério da Saúde 376 mil novas doses ao Rio Grande do Sul. Taquara (com mais de 5.000 doses e Igrejinha com mais de 2.800 doses aplicadas) são as cidades do Paranhana que estão mais adiantadas na imunização contra a gripe.

 

Vale do Paranhana
A Secretaria de Saúde de Taquara registra cerca de cinco mil doses já aplicadas, e prevê o fim dos estoques ainda hoje, até o final do dia. O município tem disponibilizado uma Unidade Móvel, na Rua Coberta, realizando vacinas para evitar a aglomeração de pessoas e reforçar o trabalho dos postos de saúde. A meta, de acordo com a secretaria, é vacinar 90% do público-alvo.

 

Em Igrejinha, já foram realizadas 2.800 vacinações, em profissionais de saúde, idosos institucionalizados e acamados, além de boa parte dos que se deslocaram às Unidades de Saúde. O município informa que o grupo desta primeira fase soma quatro mil pessoas, e aguardam o recebimento de novas doses para concluir esta etapa. Em Parobé, não é possível encontrar vacinas disponíveis no momento.

 

Vale do Sinos
Sapiranga contabiliza mais de 4.600 vacinas realizadas até agora, 3 mil na primeira leva e 1.600 na segunda. Agora, a Prefeitura aguarda o envio de mais unidades.
Em Campo Bom, de acordo com a Secretaria de Saúde, foram imunizados 2.926 idosos e 693 profissionais de saúde desde a segunda-feira (23), públicos-alvo desta primeira fase da campanha de vacinação. A secretaria ainda reforça que, mesmo sem estoques, as pessoas devem aguardar a reposição nas suas casas.

 

Em Nova Hartz, desde o primeiro dia do mutirão contra a gripe, 1.130 pessoas foram imunizadas sem precisar sair de casa. Profissionais da saúde e Bombeiros Voluntários fazem parte das cinco equipes mobilizadas que percorrerão todos os bairros da cidade imunizando os novahartenses. A meta da Secretaria é vacinar 100% dos idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde até o próximo dia 15, data em que a imunização será destinada a mais grupos prioritários.

Fotografia: Marcelo Camargo/Agência Brasil