Taquara é contemplada com projeto de formação das Embaixadoras da Água

Entidade destinará 675 mudas de árvores que serão plantadas na cidade Foto: Cris Vargas/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Através dos projetos de educação ambiental realizados nas escolas de Taquara, a cidade recebeu na semana passada um reconhecimento internacional. O Município foi contemplado a participar do projeto Plante Água – Academia de Capacitação de Jovens Embaixadores da Água, iniciativa da Rede de Embaixadoras da Água, através da BPW International – Região América Latina, da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (Abrhidro) e da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-RS). “Somos a única cidade do Estado que foi contemplada com este projeto. Isso é resultado do grande esforço coletivo realizado em nossas escolas voltado para a preservação do meio ambiente”, celebra a prefeita Sirlei Silveira.

 

 

Através do projeto, serão plantadas na cidade 675 árvores, sendo mudas de plantas como paineira, tipuana, pata-de-vaca, angico, aroeira-vermelha, guaxuma, açoita-cavalo, sene e jacarandá-mimoso. “Esse número representa a quantidade de alunos que estão nas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Comvidas), presente em 45 escolas de Taquara. Ou seja, temos 675 estudantes envolvidos diretamente com a questão ambiental na nossa cidade, o que é uma quantidade significativa de crianças e jovens engajados com a preservação do meio ambiente”, explica a coordenadora ambiental da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, Luciana Martins.

 

 

Primeiros passos 

 

A ação que deu início ao projeto Plante Água em Taquara foi realizada na terça-feira passada (4), durante o encontro dos professores do Coletivo Educador Ambiental, que coordenam as Comvidas nas escolas da cidade. “Neste dia, as profissionais da Rede de Embaixadoras da Água estiveram presentes, explicando a iniciativa aos nossos docentes. Agora, o passo seguinte é fazer a formação com os alunos, sobre como fazer o plantio correto das árvores, e a importância de se cuidar da água e da natureza”, salienta a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira. Serão os próprios estudantes das Comvidas que plantarão as mudas.

 

O trabalho terá a parceria da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e Causa Animal. De acordo com o secretário Matheus Modler, haverá o apoio dos biólogos da pasta para a definição dos locais de plantio. “Sem dúvidas é um projeto de arborização muito positivo para a nossa cidade, que ficará mais verde e mais bonita. Já realizamos ao longo dos últimos meses diversas atividades em conjunto com a Secretaria de Educação, e será um imenso prazer em colaborar para esta iniciativa”, aponta.

 

Importância do projeto

 

O objetivo do projeto é sensibilizar sobre questões relacionadas ao uso sustentável da água, com ações que envolvem o plantio de árvores, preservação dos recursos hídricos e matas ciliares. Luciana conta que o projeto Plante Água chegou até Taquara por conta das ações de educação ambiental que o Município realiza nas escolas. “A partir dos primeiros contatos, percebemos a importância do projeto, que foi apresentado em conferências na Organização das Nações Unidas (ONU). É uma proposta grandiosa, que nos orgulha, pois é reflexo das nossas atividades, e que vai servir de referência para outros estados e outros países”, ressalta.

 

Sobre a ação, a coordenadora do Comitê do Meio Ambiente da BPW International, Yara Blochtein, destaca que, ainda neste mês, deverá ser feito o plantio das árvores em Taquara. “Estamos formando uma parceria muito bonita com os alunos da cidade. Os Embaixadores da Água serão multiplicadores das ações ambientais no Município. O reflorestamento é uma ação essencial para qualquer local. Desde cedo, os jovens estarão comprometidos a ajudar o planeta”, frisa.