Taquara discute criação da Rede Cidadã Empreendedora

Entidades participaram da reunião Foto: Divulgação

Por Prefeitura de Taquara

Debater ações na área de geração e renda, fomentar alternativas para capacitar e qualificar os taquarenses como empreendedores foram pautas de encontro promovido, recentemente, entre representantes de entidades taquarenses e o secretário municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Maurício Souza Rosa. A reunião ocorreu na sede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) consumando a formalização da Rede Cidadã Empreendedora de Taquara com representantes do Rotary Club, SINE, SENAC, SESC e SindiLojas.

Na ocasião foi observada a necessidade de ampliar o grupo envolvendo outras partes da sociedade civil organizada como sindicatos, associações e outros clubes de serviços, para a efetivação de um mapeamento com o perfil previamente solicitado nas demandas dos empregadores e de quem se dispõe a ofertar os produtos e serviços. 

As dificuldades elencadas envolvem tanto os mais qualificados como os que não tiveram a oportunidade de se qualificar. A urgência de ações foi apontada pelo secretário Maurício Souza Rosa, pois muitos não conseguem acessar as oportunidades existentes. “Taquara possui aproximadamente 12 mil pessoas em situação de baixa renda e esta rede irá oportunizar o acesso destas pessoas a melhores condições”, observa.

Durante a reunião ficou acertada a ampliação, junto ao Sine, do Banco de Oportunidades e criação, com a parceria das entidades e do Poder Público, de uma Feira de Empregos, com intenção de ser realizada ainda no mês de agosto. A próxima reunião ficou agendada para o dia 15 de julho para inserir novas entidades e dar prosseguimento às iniciativas.

Participaram da reunião: Maurício Souza Rosa  (SMDSH) – Secretário, Keila Korsack, Gilmara Silveira e Joelci Laux (SINE), Rafael Sarmento e Raquel (SENAC), Fabiane Oliveira (SESC), Sonia Bohnen (SindiLojas) e Professor Levi Batista de Lima Junior (Rotary).