Taquara define últimos preparativos para o Desfile Cívico de 7 de Setembro

Evento terá a participação de 47 escolas e de entidades de Taquara Foto: Magda Rabie/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Nesta quarta-feira (7), Taquara volta a realizar o Desfile Cívico de 7 de setembro, solenidade que integra as ações da Semana da Pátria no Município. Depois de três anos, a população poderá prestigiar novamente o evento, que será na Rua Júlio de Castilhos, no Centro da cidade, com a programação iniciando a partir das 8h com a hora cívica na Praça Marechal Deodoro, antecedendo o desfile que começa às 8h30.

 

Para a edição deste ano, serão 47 escolas que desfilarão no trecho de cerca de 500 metros, iniciando em frente às igrejas Católica e Evangélica de Confissão Luterana, e encerrando ao lado da Praça Marechal Deodoro. Além das unidades de ensino, também participam do desfile algumas entidades de Taquara, como os Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), Clube Lions, ONG Vida Breve, Rotary Club, Desbravadores, forças de segurança e bandas marciais. “O Desfile Cívico é o principal evento da Semana da Pátria. Depois de tanto tempo, é uma honra ter a oportunidade de realizar esta festa linda, que destaca o nosso país, resgatando o orgulho de sermos brasileiros”, frisa a prefeita Sirlei Silveira. Em caso de chuva, o desfile será cancelado.

 

O tema nacional e estadual da Semana da Pátria é “A alma de uma nação é o espírito patriótico de seu povo”. No Município, o tema é “Nossa gente, nossa história, nossa memória”. A organização do desfile em Taquara é através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte “Nossas escolas também estão preparando novidades em relação aos 200 anos da Independência do Brasil, comemorados em 2022. Será um evento lindo, preparado com muita dedicação pelos professores e alunos das nossas escolas”, completa a secretária Carla Silveira.

 

Alterações no trânsito

 

Em razão do Desfile Cívico, a Diretoria de Trânsito realizará o isolamento de algumas áreas nos bairros Centro, Morro do Leôncio, Jardim do Prado e Sagrada Família. Na terça-feira (6), a partir das 21h, será isolada a Rua Júlio de Castilhos, entre as ruas Coronel Evaristo e Tristão Monteiro, para que sejam feitas as marcações no chão para o desfile. Por conta disso, a prefeita Sirlei Silveira assinou nesta segunda-feira (5) o decreto n° 806/2022, que determina a interdição total do trecho e a retirada dos carros estacionados na rua, que poderão ser autuados e removidos em caso de descumprimento. A norma valerá até às 14h da quarta-feira.

 

No dia 7, a partir das 6h, o isolamento será nas ruas próximas da Júlio de Castilhos, para a concentração dos alunos e estacionamento dos ônibus escolares na dispersão das turmas. Os bloqueios devem ser liberados assim que o desfile for encerrado.

 

Cruzamentos que serão isolados nesta quarta-feira

 

– Rua Federação com a Rua Ernesto Negrini;

– Rua Ernesto Negrini com a Rua Federação;

– Rua Coronel Evaristo com a Rua Federação;

– Rua Jacob Grun com a Rua 17 de Junho;

– Rua Bento Gonçalves com a Rua Jacob Grun;

– Rua Coronel Flores com a Rua Jacob Grun;

– Rua Júlio de Castilhos com a Rua Carlos Sander;

– Rua Manoel José de Medeiros Bedeco com a Rua Carlos Sander;

– Rua Coronel João Pinto com a Rua Coronel Evaristo;

– Rua Pinheiro Machado com a Rua Federação;

– Rua Marechal Floriano com a Rua 17 de Junho;

– Rua Guilherme Lahm com a Rua Ernesto Alves;

– Rua Rio Branco com a Rua Ernesto Alves;

– Rua Rio Branco com a Rua Arnaldo da Costa Bard;

– Rua Tristão Monteiro com a Rua Arnaldo da Costa Bard;

– Rua Tristão Monteiro com a Rua General Frota;

– Rua Nelson Renck com a Rua General Emílio Lúcio Esteves;

– Rua Dr. Edmundo Saft com a Rua General Emílio Lúcio Esteves.