Taquara comemora conquistas na Educação Infantil

Prefeita Sirlei com uma das crianças da Emei Vovó Celita - Foto: Cris Vargas

Por Prefeitura de Taquara

“Os primeiros anos de vida são importantíssimos para o aprendizado e a formação dos valores morais e de caráter do ser humano. O ensino precisa mergulhar no lúdico, no mundo dos brinquedos educativos, mas também necessita ter a conexão entre escola e pais. Todos somos responsáveis pelo sucesso na educação”. As palavras de quem atuou grande parte de sua vida como professora e diretora na rede pública, prefeita Sirlei Silveira, comemora os feitos na Educação Infantil, realizados em menos de um ano e meio, frente ao Governo Municipal. 

 

Durante este período, foram três novas escolas postas em funcionamento: as Emeis Vovó Celita, em Pega Fogo; Vovô Benjamin, no Bairro Eldorado; Professora Rosana Cardoso, no Bairro Cruzeiro do Sul; a aquisição de uma sede própria para a Emei Vera Marks Iribarry, no Bairro Petrópolis; a mudança de local da Emei Vovó Mina, no Distrito de Padilha e a municipalização das Emeis Vovó Arlete, no bairro Mundo Novo; Tia Paty, no bairro Santa Rosa e Leonel de Moura Brizola, no Empresa.

Uma das ações inéditas promovidas em Taquara foi a criação da Lei de Gestão Financeira (LGF), que busca dar autonomia às instituições de ensino da rede municipal. No ano passado, cerca de R$ 2,6 milhões foram repassados às escolas. A contratação de zeladores para as Emeis foi outro marco, pois pela primeira vez na história do Município, contam com este serviço. 

Considerada uma referência mundial na abordagem para as crianças, a metodologia de ensino Reggio Emilia é utilizada em todas as escolas de Educação Infantil do Município. “Os professores observam as crianças, tendo uma escuta sensível, e planejam intencionalmente vários espaços para estimular as experiências dos alunos, tornando a aprendizagem significativa”, explica a diretora da Smece, Andréia Reis. Importantes aquisições também contemplam a compra de materiais pedagógicos e brinquedos para todas as escolas, investimentos em pesquisas e formações continuadas. 

A Educação Infantil do Município possui 14 escolas específicas que atendem crianças de zero a 3 anos e 11 meses de idade e escolas de Educação Fundamental que atendem na pré-escola, crianças de 4 e 5 anos. São 2160 alunos matriculados na rede de Educação Infantil municipal. O atendimento é em período integral, das 6h30 às 18h30 e os alunos recebem quatro alimentações diárias que são supervisionadas por nutricionistas da Smece. 

“Hoje todas as Emefs atendem crianças nesta faixa etária, foi uma articulação feita de 2021 para 2022 estabelecido no planejamento de zerar a lista de espera e também de cumprir a obrigatoriedade da matrícula a partir dos quatro anos de idade”, reitera a secretária Carla. De 2021 pra cá mais de 150 novas vagas foram abertas nas Emeis e aproximadamente 108 crianças aguardam na fila de espera, em algumas escolas ainda há vagas dependendo a faixa etária e a demanda.