Taquara auxilia famílias quilombolas na atualização cadastral para obtenção de auxílios sociais

Fotos: Magda Rabie

Por Prefeitura de Taquara
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania iniciou nesta semana, o recadastramento e mapeamento das famílias quilombolas. A medida se deve à necessidade da atualização anual de beneficiários do Cadastro Único, um registro que permite ao Governo Federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil para o recebimento de auxílios por meio de programas sociais
Toda operacionalização e atualização é feita gratuitamente pela prefeitura. Além de manter o cadastro atualizado para o recebimento de auxílios às famílias, a manutenção de dados é importante também para o aporte de recursos pelo Município a projetos que visam promover melhorias estruturais no Quilombo.
“Precisamos deste reconhecimento enquanto comunidade para termos condições de buscar junto aos órgãos federais verbas para novas ações. Com o recadastramento e o mapeamento saberemos de quantas famílias estamos falando para obter recursos conforme o número de pessoas que integram o Quilombo”, ressaltou a prefeita Sirlei Silveira. “Estamos organizando um mapeamento local com o auxílio de um sistema de georreferenciamento, pois precisamos por meio de projetos buscar recursos para estas famílias, e para termos bons projetos, devemos alcançar dados reais, informações idôneas, concretas”, relata Sirlei.