Taquara aumentou em 42% o número de famílias atendidas pelo Cadastro Único

Trabalho intenso da secretaria aumenta o numero de famílias atendidas. Foto: Divulgação

Por Prefeitura de Taquara

Taquara – Do ano passado para cá, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania passou de 2700 famílias atendidas pelo Cadastro Único de Taquara para 3880 famílias, um aumento de 42% em apenas um ano de trabalho. Segundo explica o secretário da pasta, Maurício Souza, a cobertura atual corresponde a 77% do índice aplicado pelo Município. “A nossa meta é ultrapassar a barreira dos 85% até a metade de 2022”, revela Maurício.

 

O Cadastro Único do Município, possui mais de 9200 pessoas registradas, que integram as famílias atendidas, conforme dados validados pelo Ministério da Cidadania em janeiro. O benefício médio mensal recebido pelas famílias cadastradas e contempladas nos programas de transferência de renda foi de R$ 406,77, no mês de fevereiro do ano corrente, tal valor é 450% superior à média recebida há um ano atrás.

“Recebemos a atualização dos índices sociais do Município e entre eles está a ampliação na cobertura de famílias acompanhadas pelos aparelhos sociais do Município e cadastradas nos programas de transferência de renda do Governo Federal”, revela o secretário Maurício. “Quando assumimos tínhamos um índice muito baixo de acompanhamento das famílias mais necessitadas, classificadas como vulneráveis, o índice era de 54%. Estávamos vivenciando o pior momento da pandemia e muito era exigido das profissionais técnicas que atuavam no Cras e na Gestão, pois as urgências eram sistêmicas e a falta de recursos para essas famílias era latente, conseguimos passar para 77% o número de famílias atendidas”, comenta Maurício.

Cadastro Único

É através do Cadastro Único que a Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Cidadania reúne informações sobre as famílias em situação de pobreza e vulnerabilidade social. “Essas informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelo Estado e Município para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias possibilitando a entrada de recursos públicos para a efetivação destas medidas”, explica a prefeita Sirlei Silveira.

Mais famílias atendidas, mais recursos para Taquara

Para melhorar a área de cobertura e possibilitar que as famílias mais vulneráveis fossem atendidas, foi ampliado o número de entrevistadores sociais e passou-se a realizar busca ativa nos bairros e no interior de Taquara, o que garantiu o aumento de 54% para 77% no índice de famílias assistidas. “Isso significa mais recursos futuros para a secretaria e mais recurso monetário circulando na cidade, pois os repasses referente ao Auxílio Brasil e os repasses extraordinários somam R$ 1.448.738 no acumulado dos meses de janeiro e fevereiro. Esse dinheiro movimenta muito a economia local”, afirma Souza.