Taquara abre processo de licitação para asfaltar estradas do interior

Obras serão nas estradas de acesso entre a ERS-020 e as localidades. Foto: Matheus de Oliveira

Taquara – Nas próximas semanas será atendida uma das demandas da comunidade do interior de Taquara. A Prefeitura pretende asfaltar os acessos entre a ERS-020 e as localidades de Santa Cruz da Concórdia e Fazenda Fialho. O valor estimado de investimento nas duas obras é de R$ 1.468.335,94, de acordo com os editais. Deste montante, R$ 35.835,94 são contrapartida do município ao repasse federal. A empresa que deve executar o projeto ainda não está definida, pois a fase de licitação está em andamento, já na etapa de habilitação das propostas oferecidas pelas companhias de engenharia.

A pavimentação será no trecho inicial das duas estradas. Conforme detalhes técnicos, a área total a ser asfaltada é de 8.840 metros quadrados. O prazo estipulado pelo contrato para conclusão da obra é de seis meses após a ordem de início. O projeto prevê ainda a instalação de redes de drenagem e esgotamento pluvial, além de meio-fio e redutores de velocidade, os “quebra-molas”.

Sinalização vertical e horizontal

Os locais também vão contar com serviços de sinalização horizontal e vertical, que consistem na execução de linhas longitudinais com a função de definir os limites da pista de rolamento e orientar a trajetória dos veículos por faixas de tráfego, regulamentando possíveis manobras verticais; e a instalação de placas de parada obrigatória e de limite de velocidade.

Vice-prefeito avalia investimento

O vice-prefeito Hélio Cardoso Neto comenta o investimento, afirmando que “estas obras de asfaltamento decorrem de reivindicação das comunidades de Santa Cruz da Concórdia e Fazenda Fialho, pois estabelecerão significativas melhorias nos principais acessos para aquelas comunidades. (A obra) foi realizada com o repasse de recursos efetuados pelo deputado federal Giovani Feltes (MDB), a quem agradecemos muito, com intermediação de nosso então secretário Paulo Moller.”