Tamanduá-mirim capturado pelos bombeiros chama a atenção da região

Tamanduá foi encontrado no banheiro de um posto de gasolina | Foto: Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha

Igrejinha – Na noite do dia 15 de setembro, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Igrejinha foi acionado para realizar a captura de um visitante inusitado: um tamanduá-mirim, que foi encontrado naquela terça-feira por volta das 22h no banheiro de um posto de gasolina, no bairro XV de Novembro.

De acordo com o biólogo Mateus Zimmer, o tamanduá-mirim é um animal nativo do Rio Grande do Sul e possui ampla distribuição no país. “Como é um animal arborícola, ou seja, que vive em árvores, pode ser encontrado na Mata Atlântica, na metade norte do nosso estado”, afirma o biólogo. Ele explica também que o Vale do Paranhana é rodeado por fragmentos florestais de Mata Atlântica, sendo portanto um ambiente favorável para a ocorrência do animal. Além disso, a região é o limite sul da Mata Atlântica, ou seja, fauna e flora típicas desse bioma podem ser encontradas no Paranhana. O biólogo reitera que, apesar do tamanduá-mirim não se encontrar ameaçado de extinção globalmente, nem no Brasil, no Rio Grande do Sul é uma espécie classificada como vulnerável.

Segunda ocorrência com o animal no município

O Secretário de Meio Ambiente de Igrejinha, Jeferson Corá, explica que o tamanduá também pode ser encontrado na nossa região devido a perda das características que acontecem no seu habitat natural. De acordo com o secretário, esta é a segunda ocorrência desta espécie no município de Igrejinha.
“Eles vivem preferivelmente em florestas, porém, podem também se deslocar em áreas de campo, em busca de alimento e na época reprodutiva para acasalar”, explica Jeferson.

Outros animais seguidamente encontrados na região do Paranhana são gambás, jaguatiricas, bugios, tucanos, esquilos, pica-paus, corujas, graxains, tatus e porcos-espinhos. “Estes animais já foram encontrados aqui no município nos últimos anos, os quais foram resgatados, tratados e devolvidos ao seu habitat natural”, comenta o secretário. Ele ressalta que, caso um animal nativo seja encontrado, deve-se acionar a polícia ambiental, no número (51) 3541-5960, ou o departamento de meio ambiente de Igrejinha, no (51) 3549-8600 ramal 218.