Sustentabilidade em foco: Mix de ações em Rolante

Quando o assunto é meio ambiente e sustentabilidade, o Município de Rolante atua em várias frentes com o objetivo de garantir um futuro de qualidade para sua população, um crescimento da cidade de forma ordenada, sem agressão ao meio ambiente. Diferentes ações estão em andamento na cidade envolvendo fiscalização, destinação correta de resíduos e, com grande ênfase, educação ambiental.

Todos esses movimentos realizados pela Prefeitura de Rolante na área de meio ambiente têm apoio irrestrito do prefeito Pedro Rippel, o que permite uma ampliação dos projetos já existentes e a criação de novas formas de proteção a natureza. “A gente sempre valorizou a questão do meio ambiente”, resume. “Nossa preocupação sempre é de fazer o melhor possível para mantermos Rolante com responsabilidade junto à natureza”, acrescenta o prefeito.

Entre as ações idealizadas em Rolante estão a tradicional Semana do Meio Ambiente, com programação que envolve escolas do município e reforço de iniciativas de sustentabilidade junto à comunidade; projeto de logística reversa, que recebe óleo de cozinha, pilhas, baterias, aparelhos telefônicos, eletroeletrônicos, pneus para descarte correto; projeto de recuperação de áreas degradadas, que doa gratuitamente mudas de árvores nativas da região para recuperação de áreas degradadas ou áreas de preservação permanente como margens de arroios e nascentes; palestras sobre separação de resíduos nas escolas e visitação à Usina de Triagem.

Trilha Ecológica

Uma das novas ações que o Departamento de Meio ambiente está executando e que promete fazer uma grande conexão entre alunos e a natureza é a trilha ecológica. Desenvolvida junto ao Viveiro Municipal da cidade e as margens do Rio Rolante, o espaço apresenta um caminho lúdico e interativo, cercado por árvores e plantas. “A visitação ao viveiro já existia, então um colega do departamento de Turismo teve a ideia de criar uma trilha interativa”, explica o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Diego Gossler. “A ideia era ter realizado a trilha junto a Feira do Livro, mas o tempo chuvoso não permitiu, então ela vai acontecer agora junto a Semana do Meio Ambiente”, completa Diego.

Ao caminharem na terra, os trilheiros vão encontrar placas informativas sobre espécies de árvores nativas da região. “Além das placas nas árvores, também foram instaladas placas com fotos de alguns animais como peixes e tatu”, detalha Diego. Como a concepção da atividade é de oferecer aos participantes uma caminhada em meio a natureza, a trilha reproduz situações encontradas no dia a dia. “A trilha tem cerca de 50 metros e ela não tem o caminho todo limpo e sim, com galhos mais baixos e outras situações típicas que a gente encontra ao realizar uma trilha”, finaliza o diretor de Meio Ambiente.

Para participar da trilha, as escolas interessadas, de todas as redes de ensino, podem realizar agendamento junto ao Departamento de Meio Ambiente pelos telefones 3547-1188, 3547-1178, ramal 219 ou pelo e-mail ambiente.rolante@gmail.com