Sonho de anos: obras transformam a escola Jorge Fleck, de Parobé

Salas de aulas receberam melhorias para proporcionar melhor ambiente aos alunos e professores (Fotos: Melissa Costa)

Parobé – U m pedido de muitos anos e uma necessidade da comunidade escolar. A Prefeitura de Parobé investiu quase R$ 500 mil em obras de reforma na escola municipal Jorge Fleck, na localidade do Morro da Pedra.

Em um ano de obra, foi reformado o telhado, construído o centro administrativo, refeitório e feita a troca de todo o piso, além de outras pequenas melhorias. A reforma da Jorge Fleck faz parte de um cronograma de obras da gestão de Diego Picucha, já tendo sido investido mais de R$ 10 milhões.

A escola Jorge Fleck está localizada na área mais distante, na divisa com Taquara, e atende mais de 200 estudantes da educação infantil ao ensino fundamental completo. Além de resolver problemas antigos, como goteiras e falta de espaços adequados para reuniões e administrativo, a reforma irá proporcionar atendimento diferenciado para a comunidade do Morro da Pedra. Em razão da distância do Centro, as famílias poderão usufruir de algumas parcerias com a escola, como acesso à biblioteca, que agora está em um espaço mais amplo, e outros serviços, como cópias de documentos.

Uma nova escola à comunidade

Mesmo sendo uma escola do interior, a Jorge Fleck atende uma grande demanda de alunos. A diretora Eliane Dias, que trabalha na instituição desde 2006, acompanha de perto o crescimento da unidade, assim como vê a cada dia mais a importância da escola também para os moradores. “A escola é hoje referência. Por isso, é tão importante o acesso dos moradores, como na nossa biblioteca. Queremos proporcionar isso. As famílias, por exemplo, não têm outro acesso para xerox; isso podem fazer aqui. A nova estrutura beneficia tanto alunos como as famílias”.

REALIZAÇÃO DE UM SONHO 

A diretora da escola, Eliane Márcia Correa Dias, destaca que a obra “está sendo a realização de um sonho nosso e da comunidade. Estamos muito felizes com todas as melhorias. A estrutura está muito melhor, inclusive, agora temos o centro administrativo para conseguir melhor atender a comunidade, assim como uma grande e bonita biblioteca”, disse ela.

Foco no aluno e professor

A secretária de Educação, Joana D’arc Wittmann, pontua o foco da Administração, que é proporcionar um ensino de qualidade, assim como escolas bem estruturadas fisicamente. “É gratificante a gente poder qualificar os espaços escolares, porque não é só oferecer ferramentas e programas, mas ter espaço qualificado para o professor e aluno, e principalmente visando o professor. Na Jorge Fleck, por ser distante, o professor que vai até ela trabalha o dia todo. Então, ter um espaço qualificado é ainda mais importante”, disse a secretária.