As qualificações oferecidas pelo Sindicato Rural do Vale do Paranhana vão além de práticas sustentáveis e manuseio de técnicas para a inserção no mercado de trabalho. Elas também oferecem a oportunidade da alfabetização.
Tanto que, em Parobé e Riozinho, pessoas com baixa ou nenhuma escolaridade puderam aprender a ler e escrever através do programa Alfa.
A iniciativa não conclui o ensino fundamental mas, por ela, todos os estudantes podem realizar os programas Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJAP) e, assim, dar sequência aos estudos.
Em Parobé, 13 alunos concluíram o programa na noite de segunda-feira (09), por meio de uma cerimônia realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jorge Fleck. Já em Riozinho, a formatura acontece na noite desta quarta-feira (11), no Centro do Idoso.
EDUCADORES QUALIFICADOS
Para o programa, o sindicato tem o cuidado de contratar educadoras através de CLT. Tanto em Parobé quanto em Riozinho, a ideia é de que as profissionais sejam das localidades e conheçam a realidade dos alunos e das suas respectivas comunidades. Além disso, Alessandra Martins (Parobé) e Lúcia Maria Wilborn (Riozinho) passaram por uma intensa qualificação no início deste ano.