Sindicato de Parobé lança Campanha Salarial 2022

Foto: Divulgação

Por Sindicato dos Sapateiros de Parobé

A diretoria do Sindicato dos Sapateiros de Parobé se reúne nesta sexta-feira, dia 01, às 19 horas, para o lançamento da Campanha Salarial de 2022. Todos os integrantes da entidade estarão ao vivo em uma transmissão especial nas redes sociais para dar início às mobilizações em busca de valorização para a categoria.

Segundo o presidente, João Pires, este será mais um ano desafiador para quem atua em defesa da classe trabalhadora. “Nós estamos em mais uma jornada onde os trabalhadores e trabalhadoras são convocados a participar desta mobilização que garante os direitos já adquiridos por esta entidade. As reformas em vigor e a precarização que vivemos hoje evidenciam a necessidade de uma negociação que assegure direitos e garanta a merecida valorização”, explica.

Em 2021, o Sindicato dos Sapateiros foi destaque no Estado ao conquistar um dos maiores reajustes, ficando até mesmo acima da inflação, além de auxílio creche para as mães da categoria. Neste ano a meta é a manutenção das conquistas, reajuste e também um aumento real, tendo em vista as dificuldades econômicas pelas quais quem atua no setor calçadista vive atualmente.

“Somos a representação de quem vive no dia a dia com a esperança e o sonho de uma vida melhor para si e para a sua família, ou seja, sabemos o tamanho da responsabilidade do Sindicato no que diz respeito a garantia de uma qualidade de vida decente para os trabalhadores de Parobé. A nossa atuação é quase que diária para dar todo o suporte e amparo, e a negociação coletiva representa toda a luta e toda o nosso empenho em promover mais esta conquista”, destaca Pires.

O reajuste salarial é um direito do colaborador previsto por lei, no qual é feito um aumento de salário anual obrigatório, conforme acordo da empresa com o sindicato. Por meio da Convenção Coletiva de Trabalho, os salários dos trabalhadores são ajustados às mudanças econômicas do país, como a inflação, por exemplo.

A Lei 13.467/2017 inseriu uma nova regra na CLT, a da prevalência do negociado sobre o legislado. Isso significa que o que for negociado em acordos e convenções coletivas do trabalho prevalecerá sobre a Lei, com exceção de alguns assuntos determinados por Lei. Para acompanhar a transmissão ao vivo pela internet do lançamento da campanha, basta acessar o facebook do Sindicato dos Sapateiros (facebook.com/sindparobe) ou a página no Instagram (@sindiparobe).