Sicredi Caminho das Águas 99 anos: cooperativa lança livro que conta sua biografia

Foto: Reprodução

Por Weslei Fillmann

Essa semana, todos os olhos estavam voltados para Rolante, que está completando 67 anos. O motivo? O lançamento do livro “Caminho das Águas: encontros, escolhas e histórias”. A obra conta, de forma lúdica, a história destes quase 100 anos da Sicredi Caminho das Águas e como ela foi construída com os seus associados.

 

O livro foi escrito pela autora Regina Rapacci, trazendo uma narrativa diferente, mesclando a história da cooperativa e dos seus associados, que hoje chegam a 60 mil. A Sicredi busca formar uma estrutura horizontal e circular, onde as pessoas são convidadas para reinventar a maneira de enxergar o trabalho e entendendo o que significa trabalhar na Sicredi Caminho das Águas.

Recuperar e crescer

Quando a equipe assumiu a Sicredi em 2007, haviam diversos problemas que precisavam ser resolvidos, desde o setor financeiro até o de mercado. A sensação era de que a cooperativa estava “encolhendo”, afirma Sherlei Zucchetti, Farol da Cultura da Sicredi e Diretor Executivo. Esses 14 anos foram de pessoas construindo a sua jornada, que influenciava na cooperativa e voltava a impactar a vida das pessoas. Em 2007, eram apenas 70 colaboradores e hoje são 320, o que mostra a recuperação da cooperativa em pouco tempo.

Autora e presidente falam sobre o livro

Regina Rapacci, escritora e biógrafa humana do livro Sicredi Caminho das Águas. “Temos a oportunidade de, ao escrever o livro, percebemos a ligação das pessoas com a cooperativa. Ao ver a história, sentimos que nos colocamos em movimento e aprendendo com a vida”.

 

Celso Trentin, presidente do Conselho de Administração do Sicredi Caminho das Águas. “O Sicredi foi criado para resolver problemas dos próprios idealizadores, mas a ideia acabou crescendo e prosperando. Esperamos que a cooperativa continue crescendo e ficando cada vez mais forte”.