Sicredi Caminho da Águas alcança 80 mil associados

Por Sicredi Caminho das Águas/Assessoria de Imprensa

Prestes a comemorar 100 anos em outubro, a Sicredi Caminho das Águas celebra a importante marca de 80 mil associados nos 33 municípios da sua área de atuação. Reunindo pessoas com o mesmo propósito, a instituição financeira cooperativa  funciona de forma democrática. Isso significa que todos participam das decisões e partilham dos resultados. Além disso, o associado também é como um dono da instituição cooperativa.

Hoje, as cooperativas têm um alto impacto no desenvolvimento dos municípios da sua área de abrangência. Por atuarem localmente, elas oferecem acesso a crédito com taxas mais atraentes. Sua gestão democrática funciona por meio da participação e da cooperação dos associados em assembleias.

Outro ponto que merece ser destacado é a promoção da educação financeira por meio da cultura do cooperativismo, transformando a relação das pessoas com o dinheiro no crescimento pessoal. Mais do que soluções financeiras, uma cooperativa ajuda os associados a alcançarem seus objetivos, investindo nas comunidades e contribuindo para desenvolvimento econômico e social daquela região, liberando o potencial de pessoas e negócios.

O diretor-executivo da Sicredi Caminho das Águas, Sherlei Zucchetti, cita a educação financeira entre os projetos de impacto social para influenciar tanto empresas, como escolas. “A gente acredita que isso é muito importante, pois também ajuda as pessoas a compreenderem e a buscarem modificar hábitos que podem estar sendo prejudiciais para saúde financeira”, afirma o gestor.

Outro importante programa é o Juntos pela Comunidade, por meio do qual um percentual do resultado líquido da cooperativa é revertido para projetos sociais nos municípios. Na primeira edição, foram distribuídos R$ 275 mil para 33 entidades.

Há, ainda, as Cooperativas Escolares, em parceria com as secretarias dos municípios. O projeto apoia a constituição de cooperativas dentro das instituições de ensino. “Essas crianças e adolescentes vivem todo o processo de uma cooperativa, o que contribui para expandir o olhar deles, até mesmo a consciência, para mais colaboração e menos individualismo” ressalta  Zucchetti.

O  presidente do Conselho de Administração da cooperativa, Celso Trentin, acrescenta: “Estamos trabalhando forte para que as pessoas conheçam o cooperativismo, seus direitos, deveres e possibilidades. Nesse momento, buscamos associados, mas, acima de tudo, queremos levar a eles o conhecimento de tudo o que representa uma cooperativa”.

Para gerar desenvolvimento para a comunidade, para o associado e tornar a cooperativa mais forte, a Sicredi Caminho das Águas possui um portfólio com opções de investimentos, linhas de crédito e meios de pagamentos, sempre procurando atender as necessidades de pessoas físicas ou jurídicas. “O aplicativo do Sicredi também é um ótimo recurso, assim como as agências físicas, onde se valoriza muito o relacionamento com o associado”, salienta Trentin.