Sicoob promove Concurso Cultural: Cooperar para Transformar em parceria com escola de Parobé

EMEF está localizada em Parobé Foto: Arquivo pessoal

Parobé – O Sicoob, em parceria com a EMEF Getúlio Dornelles Vargas promoveu o Concurso Cultural: Cooperar para Transformar.

 

A ação foi realizada como uma atividade integrada à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), o que possibilitou aos professores e alunos que ela funcionasse de forma harmônica e aliada às demais habilidades já desenvolvidas em sala de aula.
Esta foi a primeira vez que a EMEF participou da atividade. Ela oportunizou novas reflexões e discussões sobre cooperação e protagonismo, engajamento em ações pensadas para e a partir do contexto escolar e extraescolar. “Vemos a ação como uma possibilidade de inserção dos alunos no campo de atuação na vida pública, ou seja, na atuação em práticas e ações cotidianas que exigem cooperação, competitividade (afinal é um concurso) e tomada de decisão. Os alunos, por sua vez, se saíram bem, conseguiram, na sua maioria, entender, refletir e desenvolver os temas propostos pelo concurso cultural”, comenta o diretor da EMEF, Gelson Xavier de Almeida.

13 turmas participaram da ação

Participaram da ação as turmas do 3º, 5º 7º e 9º anos do Ensino Fundamental, totalizando 13 turmas da EMEF Getúlio Dornelles Vargas.
O 3° ano participou da categoria “Desenho”, o 5° ano da categoria “Crônica”, já o 7° ano da categoria “Poesia” e o 9° ano da categoria “História em Quadrinhos”.

Aluna disputa etapa regional

Com o objetivo de estimular o interesse pelas competições, promover novos desafios e maneiras distintas de protagonismo, que nem sempre é um protagonismo individual, a escola abraçou a ideia do Sicoob, que procurou a instituição de ensino para a parceria. “A parceria começou com a visita de representantes do Sicoob na escola. Eles detalharam o funcionamento da participação, o material para desenvolvimento das oficinas para cada turma. Além disso, os funcionários da agência desenvolveram palestra “, detalhou o diretor.
A aluna Ana Lia Machado Argente, do 9° ano, foi classificada para a fase regional, após seu tema “Protagonismo, trabalho coletivo e colaboração”, na categoria “Tira em Quadrinhos”, surpreender.