Setembro será marcado por ações de prevenção ao suicídio em Rolante

Foto: Divulgação/PMR

Rolante – Preocupada com os altos índices de suicídio em todo o país, estado e também em no município, a Saúde Mental de Rolante, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, intensificou as ações de conscientização do “Setembro Amarelo”, o mês de Prevenção ao Suicídio.

 

Para marcar a data e reforçar a necessidade de atenção ao tema, lembrando que falar é sempre a melhor solução, o CAPS Vida Nova organizou uma série de ações. Desde o início do mês, materiais impressos estão sendo distribuídos nas escolas, nos Postos de Saúde e, em parceria com os Agentes de Saúde, chegarão até as residências. “Elaboramos um folder geral, destacando a valorização à vida e situações que possam representar o risco de intenção ao suicídio, uma cartilha de quatro páginas aos pais, com estatísticas e sinais de alerta e, por fim, um material pedagógico para crianças, com labirinto e teste sobre as emoções”, conta a Coordenadora do CAPS, Linara Renck.

 

Na próxima semana, agentes de saúde e voluntários visitarão o comércio central da cidade, para a entrega dos folders e uma conversa, de porta em porta, sobre a importância do tema. Já no dia 19 de setembro, considerado o “Dia D todos pela vida”, está prevista uma blitz de orientação no trânsito, nos principais pontos de acesso ao município. “Infelizmente, o tema ainda é visto com certo tabu em nossa sociedade. Mas por mais difícil que seja, precisamos falar sobre o assunto, dar visibilidade, mostrar que a depressão não é frescura e que tem tratamento. Quem estiver passando por alguma situação de isolamento,tristeza profunda, vontade de morrer e pensamentos negativo intensos, procure o CAPS ou algum serviço de saúde mais próximo”, alertou Linara.