Servidores públicos de Três Coroas integram projeto de capacitação da Defesa Civil

Foto: Éverton Streit/Divulgação

 Três Coroas – O projeto Agentes Voluntários para atuação nas atividades de proteção e defesa civil, organizado pela Oficina Regional de Defesa Civil, ocorreu nos dias 10 e 11, 17 e 18 de maio, na Faccat.

O objetivo da iniciativa é capacitar servidores públicos municipais dos diversos municípios do Vale do Paranhana, para que possam somar forças nos casos de eventos adversos que ocorrem cada vez com mais frequência.

São dois módulos de capacitação:  administrativo e operacional. Sendo que o administrativo vai ajudar na parte de levantamento de danos e prejuízos, fotos, mapeamento e outros; já o operacional auxiliará de maneira correta e organizada frente ao evento que são operadores de máquinas e motoristas de caminhão, pessoas fundamentais nestes casos, pois trabalham na linha de frente da ocorrência. Este agente voluntário será cadastrado, comprometido, capacitado, convocado e coordenado.

Em Três Coroas foram capacitados dez servidores municipais das duas áreas de atuação – administrativo e operacional – que se voluntariaram a fazer esta capacitação.

A capacitação teve aprovação unânime da Associação dos Municípios do Vale do Paranhana – AMPARA, já que os prefeitos entendem a necessidade dos municípios do treinamento, que oportunizará, inclusive ajuda entre os municípios, nos eventos que ultrapassam a capacidade de atendimento.

Os resultados esperados são a melhoria da resposta – tempo e qualidade de ação – nas atividades preventivas, de resposta e recuperativas em face aos ventos adversos.

O conteúdo da capacitação foi: preceitos básicos de proteção e defesa civil; histórico de eventos regionais; relações humanas em situação de desastres; identificação de riscos e ameaças; rotinas administrativas e preenchimento de formulários; eventos de produtos perigosos; comunicação social no desastre; organização de áreas de desastre; primeiros socorros e gerenciamento de abrigos.