Semana foi de buscar recursos para ações vitais no Paranhana

Perto da janela final de cadastramento nas emendas, diversos prefeitos, secretários(as) e integrantes da equipe técnica dos municípios fizeram as malas e embarcaram para Brasília. A prefeita interina de Parobé, Maria Eliane Nunes, foi uma das lideranças regionais que bateu na porta de diversos ministérios e de quase toda a bancada gaúcha no Congresso Nacional. Maria Eliane entregou dezenas de solicitações e apresentou uma série de protocolos para contribuir com o desenvolvimento de Parobé. Questões como o Programa Mais Médicos, pressão para a liberação de recursos para a Estrada Santa Cristina do Pinhal – etapa integrante do Programa Avançar Cidades – e cadastramento de um projeto para contemplar o público idoso foram algumas das solicitações que Maria Eliane e a secretária da Saúde, Marizete Pinheiro, despacharam na Capital Federal: “Ainda cumprimos agenda no ministério da Justiça para buscar recursos para equipamentos para os Bombeiros de Parobé, que necessitam de viaturas e aparelhos”, explicou Marizete.

Diretores dos hospitais foram até os gabinetes de deputados
Os gestores dos Hospitais Bom Pastor, de Igrejinha, Oswaldo Diesel, de Três Coroas e o São Francisco de Assis, de Parobé, também cumpriram dezenas de agendas com representantes dos deputados federais e senadores, em Brasília, esta semana. Para o hospital de Igrejinha, os diretores buscaram recursos para ampliação do atendimento às pessoas com deficiência, enquanto o foco, em Parobé, é concluir mais uma etapa da ampliação do Hospital São Francisco de Assis, onde a meta é a UTI. Na realidade, esta foi uma agenda para reforçar pedidos aos representantes gaúchos em Brasília.

Joel e Orlando: táticas distintas
Os prefeitos de Igrejinha e Três Coroas adotaram táticas distintas. Joel Wilhelm foi à Brasília em novembro e antecipou a conversa com deputados da bancada gaúcha e também senadores, solicitando emendas parlamentares. Além disso, Joel tem mantido contato com os gabinetes, pessoalmente, tratando da destinação de recursos importantes para Igrejinha.

Na segunda-feira (3), Orlando Teixeira e o secretário, Tiago Scariot, embarcam para Brasília com a missão de conquistar emendas para Três Coroas.