Semana é marcada pela divulgação de 23 livros escritos durante a pandemia em Rolante

Cultura Italiana de Boa Esperança é um dos livros que será divulgado na semana literária Foto: Divulgação

Como uma forma de atenuar a falta da Feira do Livro que tradicionalmente acontece em Rolante e que, desde o início da pandemia não pode ser realizada, o Departamento de Cultura do município está realizando nesta semana a Semana Literária.
Com um número de 23 livros publicados durante a pandemia, o Departamento identificou a necessidade de proporcionar um espaço para que as obras fossem apresentadas ao público amante da leitura. “O que chama a atenção é a grande produção e o número de novos escritores que estão surgindo na cidade. Estamos felizes e entusiasmados e, por isso, precisamos dar visibilidade e incentivar para que continuem produzindo. E também incentivar o hábito da leitura e a aquisição de toda essa produção, por parte da nossa comunidade”, conta a diretora Joyce Aline dos Reis.
O evento iniciou na segunda-feira, 23, e desde então já foram divulgados 19 títulos através de uma live por dia, na página do Espaço Cultural. Todas as publicações são de autores naturais de Rolante ou residentes, que escreveram os livros no período pandêmico.
Nesta quinta-feira, 26, acontece mais uma rodada de apresentações, a última desde o começo da programação, que também contará com o lançamento das obras “A minha escola feliz” de Nelso Mazzurana e “Entre o Mar e o Pensar” que contará com a participação da escritora Augustina Tondim Pressi.

Volta das atividades acontecendo

Questionada sobre a retomada das atividades no setor cultural, Joyce Reis pontua a importância da cultura para a sociedade e cita projetos que estão retornando no município. “Sim, a cultura é fundamental para a qualidade de vida das pessoas e por isso a retomada é necessária. Durante toda a pandemia, mantivemos uma programação intensa de forma virtual e agora já estamos retomando de forma presencial, com o nosso projeto Cinema no Museu, Cinema nas Comunidades e também exposição de artes, como a que foi realizada durante a 5ª Semana Municipal do Patrimônio”, cita a diretora.
Uma atividade do setor que abriu inscrições recentemente foi a de Oficina de Teatro. Com inscrições limitadas, jovens e adultos a partir de 15 anos podem se inscrever gratuitamente através do telefone (51) 3547-1351.

Momento para valorizar

Pedro Rippel, prefeito de Rolante, lembra a não realização da feira do livro em função da pandemia e destaca o trabalho do município em proporcionar momentos como o da Semana Literária. “Não tivemos esse ano e nem o ano passado a oportunidade de ter a feira do livro devido a pandemia, mas estamos fazendo esse trabalho literário, que valoriza a nossa cultura”, pontua. “Rolante sempre foi um destaque na cultura e vai continuar sendo feito, de forma que possamos cada vez oportunizar mais o acesso para a nossa população na área de literatura e afins”, comenta Rippel. O chefe do Executivo ainda valoriza o trabalho de Joyce frente ao departamento. “Estamos com a Joyce Reis, diretora de cultura do município, sempre muito engajada junto com a equipe dela, para proporcionar importantes momentos culturais para o nosso município”, finaliza.