Semana do Meio Ambiente mobiliza comunidade de Rolante a debater temas e ações de sustentabilidade

Rolante – Com objetivo de conscientizar e educar a comunidade sobre os cuidados necessários com a natureza, Rolante realizou entre os dias 12 e 16 de junho a 23ª Semana do Meio Ambiente. A programação teve foco nos estudantes da rede pública municipal e deve ter atividades ainda nesta semana.

Foram realizadas palestras com os estudantes e também uma visita à usina de reciclagem do município. O diretor do Departamento de Meio Ambiente, Diego Gossler, explica que um dos objetivos foi mostrar para as crianças a realidade da separação de resíduos. “O lixo geralmente vem muito misturado, então mostramos para eles a importância de vir mais separado de casa e a dificuldade de separar manualmente. Na forma como é hoje, conseguimos reaproveitar somente cerca de 8% dos resíduos, o que é muito pouco”, pontua.

Todo o lixo recolhido na cidade é encaminhado para o mesmo local. Após passar pela triagem e pela área de transbordo, os resíduos são direcionados para um aterro sanitário em São Leopoldo.

Terceira idade
Além das crianças, o trabalho de conscientização também ocorreu com participantes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social. Dois grupos de idosos assistiram uma palestra da Corsan (foto ao lado) sobre questões de saneamento básico, com foco no tratamento e qualidade da água e esgotamento.

O município conta com uma série de programas e ações permanentes. Um dos destaques é a doação de mudas para recuperação ambiental. A partir do Viveiro Municipal, espécies nativas são distribuídas para os moradores interessados, que recebem também orientações técnicas sobre a plantação e cultivo.