Semana de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes é finalizada em Parobé

Foto: Lilian Moraes

Por Prefeitura de Parobé
A Prefeitura de Parobé promoveu na manhã desta sexta-feira, 21, na Praça 1º de Maio, um ato de encerramento da Semana Municipal de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes: Faça Bonito! A campanha institucional foi idealizada pela Prefeitura de Parobé, em parceria com o Conselho Tutelar, Secretarias de Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura, Condicap, Napia, Creas, Cras, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vinculo, Programa Infância Melhor, Programa Criança Feliz, Ministério Público, Câmara de Vereadores, Brigada Militar e Polícia Civil.
O evento contou com a presença do prefeito Diego Picucha, do vice-prefeito e secretário de Assistência Social Alex Bora, a secretária de Educação Joana Darc Wittmann, de autoridades, vereadores, secretários, diretores e coordenadores, equipes gestoras das escolas, funcionários públicos municipais, conselhos municipais, entidades não governamentais e a comunidade.
Durante o evento, a comissão de representantes das escolas ainda promoveu o ato simbólico de abertura das caixas customizadas que foram entregues nas escolas para coleta de duvidas, opiniões e sugestões sobre a temática. Além disso, foi feita a entrega aos diretores dos cartazes do Semáforo do Toque.
Programação variada
A programação aconteceu entre os dias 16 e 21 de maio e compreendeu ações de conscientização, com distribuição de materiais informativos, vídeos criados e disponibilizados pelo NAPIA e pelo Conselho Tutelar, webinário com profissionais que atuam nas políticas publicas, construção de fluxos com a rede de proteção e demais discussões com a participação de autoridades ligadas às causas da infância e adolescência.
As ações realizadas para mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Importante destacar que, por conta da pandemia, crianças e adolescentes estão mais vulneráveis a abusos e exploração por causa da quarentena e precisamos dar esse alerta. Esquecer é permitir, lembrar é combater.
Em caso de violação de direitos, os canais de atendimento são os: Disque Denúncia Disque 100 (nacional) ou Conselho Tutelar 51 991979853.
Por que a data 18 de maio?
A data foi escolhida como dia de mobilização contra a violência sexual porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Ela foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.