Sem Oktoberfest, Amifest foca em ações beneficentes para apoiar entidades locais

Foto: Matheus de Oliveira

Igrejinha – A pandemia impediu a realização da Oktoberfest de Igrejinha em 2020, mas não interrompeu a rede de solidariedade que todos os anos trabalha em benefício de entidades da região. No lugar do grande evento, a Associação de Amigos da Oktoberfest de Igrejinha (Amifest) tem realizado uma série de ações beneficentes para arrecadar recursos e alimentos. Somente neste ano foram recebidos 3,5 toneladas de alimentos não perecíveis, quatro mil litros de leite, 1,2 mil produtos de limpeza e 800 litros de água mineral.

Foi pensando no impacto que a falta dos recursos arrecadados pela festa pode causar às entidades que a Amifest planejou iniciativas como a “Grande Ação” e a “Oktober em Casa”. O presidente da entidade, Tiago Petry, diz que o resultado de todas as ações foi surpreendente. “Sobre as duas “Grandes Ações”, em 2020 muitas pessoas doaram, o que também ocorreu em 2021, porém muitos dos doadores da edição de 2020 hoje são pessoas, famílias que serão beneficiadas com as doações, pois atravessam momentos de dificuldades, pela perda de renda, de trabalho e até mesmo de entes queridos”, conta.

Entre as entidades beneficiadas com os resultados das ações estão os hospitais de Igrejinha, Três Coroas, Taquara, Rolante e Riozinho; APAE, Lar Padilha e Bombeiros Voluntários de Igrejinha.

“A Amifest é uma entidade responsável, tem uma grande marca a zelar que foi construída ao longo de 32 edições pelas mais variadas pessoas que de várias formas, em diversas áreas, prestaram sua colaboração e esta marca precisa estar presente de maneira forte e saudável na nossa comunidade, que traduz todo este trabalho em orgulho.”

Ações na pandemia
Petry ressalta que realizar ações em meio à pandemia não é tarefa simples. “Nós voluntários e todos os que participam destas ações também estão suscetíveis a contrair a Covid-19, por isto sempre pautamos muito as questões de todos os cuidados impostos pelos protocolos sanitários e servirmos de exemplo para todos aqueles que desejam ajudar o próximo, afinal “Fazer o Bem Faz Bem”.

Oktoberfest em 2021
Sobre a realização do evento, Petry comenta que a entidade acompanha a evolução da pandemia, o ritmo de vacinação e os protocolos impostos ao segmento de eventos. “Nossas decisões com relação às atividades desenvolvidas pela Amifest levam em conta a expectativa do público, mas sobretudo a saúde de todos os nossos voluntários.” Nos próximos dias haverá uma manifestação oficial da entidade sobre o que tem sido discutido na diretoria.