Segurança pública é pauta em Parobé e mobiliza atenção de poderes

Parlamentares receberam o tenente Marques Foto: Matheus de Oliveira

 Tráfico de drogas e furto e roubo de veículos. Estes, segundo o tenente Sidnei Marques de Melo, da Brigada Militar, são os maiores problemas da segurança pública de Parobé.
Preocupados com a situação e no intuito de estabelecer um maior vínculo com a BM, a partir de uma iniciativa do vereador Sergio Padilha (Cidadania), parlamentares parobeenses se reuniram com o representante da polícia para entender as principais demandas do município. Segundo Marques, atualmente, o maior empecilho é a falta de efetivo, mas os vereadores se comprometeram em unir esforços para solicitar ao Estado um reforço no policiamento do quartel de Parobé. “Essa é a nossa principal demanda, nem é a chegada de material, isso vem. Temos viatura, armamento… Só que não temos efetivo. Temos uma defasagem de mais de 50%”, revela Marques.
Contudo, mesmo com o assunto concentrando as atenções dos poderes, dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul apontam que há uma redução no registro dos crimes, levando em conta o período do ano. De 1º de janeiro a 31 de julho de 2021, foram 41 furtos e 17 roubos de veículos, além de 28 prisões por tráfico de drogas. Em 2020, em 12 meses foram 62, 37 e 46 registros, respectivamente.

Vereador reforça intenção de aproximação e ressalta mobilização por efetivo

Padilha revela que a convocação da reunião surgiu a partir de uma conversa com o capitão da BM de Parobé, Gabriel Damásio. “Falei com o capitão e ele fez alguns apontamentos com relação ao contato Câmara de Vereadores – Brigada Militar. Diante disso, propus a reunião e recebemos o tenente Marques”, conta. “Nos combinamos para fazer uma reunião em Porto Alegre com o secretário de Segurança Pública para solicitar mais efetivo. Segundo o tenente, uma turma grande de soldados vai se formar na Brigada Militar, então poderíamos aproveitar e pleitear esse efetivo”, explica o vereador.

Executivo na busca por melhorias no município

Análise de quem entende a realidade

Sergio Padilha (Cidadania). “Nos combinamos para fazer uma reunião em Porto Alegre com o secretário de Segurança Pública para solicitar mais efetivo”.

Tenente Marques, BM de Parobé. “Em relação aos outros anos, os índices criminais baixaram bastante. Furto e roubo de carros são os maiores problemas, mas está bem controlado”.

Diego Picucha, Prefeito de Parobé. “A segurança pública é uma prioridade para a Prefeitura e, por isso, a importância deste trabalho que temos tido junto ao Governo do Estado”.