Segundo dia da abertura do ano letivo de 2022 em Taquara traz palestras sobre a Educação Infantil

Professora Samantha Dias de Lima discursou sobre a valorização da voz da criança - Foto: Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

Ocorre nesta sexta-feira (11) o segundo e último dia do evento de formação continuada que abre os trabalhos do ano letivo de 2022 em Taquara, realizado no auditório da Faccat. O encontro promovido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Smece) traz o tema “Fios que Conectam: Identidade e Pertencimento”, e na data de hoje, foi voltado aos profissionais da educação infantil que trabalham na cidade.

 

A formação continuada dos professores e demais profissionais de educação começou na quinta-feira (10), com a participação do educador português José Pacheco, idealizador da Escola da Ponte – escola pública reconhecida mundialmente por sua metodologia inovadora –, e da professora Patrícia Camini, que abordou as perspectivas didático-pedagógicas para a alfabetização.

Nesta sexta-feira, a programação conta com outras três palestras, da professora doutora em pedagogia Samantha Dias de Lima, que abordou o tema “Pedagogias da Infância: a vez e voz da criança e o olhar e a escuta sensível do adulto”; da professora doutora em Psicologia Gabriela Dal Forno Martins, que fala sobre os “Princípios fundamentais do desenvolvimento na primeira infância: inspirações na abordagem Pikler”; e da professora Angélica da Silva Paulo, que destaca a “Escrita na Educação Infantil: O que as crianças têm a nos dizer sobre isso?”.

Integração entre as escolas

Ao discursar para a plateia, a secretária de Educação, Cultura e Esporte, Carla Silveira, lembrou da importância da integração das unidades de ensino de Taquara, entre a rede municipal, estadual e particular. “Que os momentos vividos e aprendidos em um tempo único de pandemia possam nos fortalecer a cada dia. Que sejamos professores mais abertos, mais colaborativos, mais sensíveis, para que novos tempos nos constituam na nossa caminhada docente. Contem sempre com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Administração Municipal de Taquara, e tenho certeza que estaremos engajados na busca de políticas públicas em prol da educação e da formação docente dos professores”, frisa.

O secretário de Orçamento e Finanças, Jefferson Müller, representou a prefeita Sirlei Silveira na solenidade. Ele destacou as ações realizadas em 2021 que contribuíram com a melhora na educação do Município. “Aprovamos a Lei da Gestão Financeira, o que fez com que a vida nas escolas ficasse um pouco mais fácil, garantindo autonomia financeira para gerir os seus trabalhos. Reclassificamos oito padrões no serviço público municipal, ou seja, as oito categorias que eram mais mal remuneradas vão ter uma elevação salarial a partir de abril, aproximando os salários dos mais baixos aos mais altos. E melhoramos a remuneração da nossa bolsa auxílio aos estagiários, o que não era feito há alguns anos”, completa.

O olhar da criança na educação

Em seu momento de fala, a professora Samantha Dias de Lima destacou a importância de dar voz às crianças na escola, e reforçar o seu protagonismo desde os primeiros dias de aula. “A partir disso, com o desdobramento de uma pedagogia que dá visibilidade ao que a criança faz, com suas descobertas e vivência pela experiência, a gente tem a pedagogia da escuta, que são novos modos de conexão entre as crianças”, explica.

Ela também salientou sobre o quão essencial é ter uma metodologia de docência específica para a educação infantil. “Cada etapa no desenvolvimento de um aluno exige uma forma diferente de atuação. E quando falamos da infância, reforçamos que essa criança é um sujeito de direitos nas suas relações, nas suas vivências e no seu cotidiano”, completa.

Revista Conversa de Professor

Assim como no primeiro dia do evento de formação continuada, nesta sexta-feira, os professores presentes também receberam exemplares da revista Conversa de Professor. A publicação, que está em sua primeira edição, destaca os trabalhos realizados pela Smece no ano passado, além dos principais projetos elaborados pelas escolas municipais, estaduais e particulares de Taquara.