Segunda usina solar da Sicredi Caminho das Águas será inaugurada em maio, em Rolante

Em 2022, a cooperativa inaugurou em Osório a Usina Solar Pe. Jorge Annecken para atender a demanda das agências no Litoral gaúcho. Foto: Gerson Feiten, divulgação

Por Sicredi Caminho das Águas | Assessoria de Imprensa

Atenta ao seu propósito de liberar o potencial de pessoas e negócios e de contribuir com ações de sustentabilidade nas comunidades onde atua, a Sicredi Caminho das Águas programa para maio a inauguração de sua segunda usina de energia fotovoltaica, desta vez no Vale do Paranhana. A estrutura está sendo implantada na ERS 239, na cidade de Rolante, onde futuramente também será instalada a nova sede da Superintendência Regional (Sureg) da instituição financeira cooperativa, que em 2023 completa 100 anos.

Com um sistema composto por 540 módulos, a nova usina solar da Sicredi Caminho das Águas suprirá a demanda energética das agências de Campo Bom, Igrejinha, Nova Hartz, Parobé, Riozinho, Sapiranga, Taquara e Três Coroas, além da Sicredi Empresas, Sureg e almoxarifado. Atualmente, somente a agência de Rolante possui geração própria e também abastece a agência de Riozinho.

Em outubro de 2022, a Sicredi Caminho das Águas inaugurou em Osório a Usina Solar Pe. Jorge Annecken, com o objetivo de suprir a demanda energética das agências da Sicredi Caminho das Águas de mais de 10 municípios no Litoral gaúcho: Arroio do Sal, Capão da Canoa, Capivari do Sul, Itati, Maquiné, Mostardas, Osório, Palmares do Sul, Santo Antônio da Patrulha, Terra de Areia, Torres, Tramandaí, Três Cachoeiras e Xangri-lá. A usina foi batizada com o nome do religioso que, em 1923, liderou o grupo de 26 pequenos produtores que se juntaram para formar a então Caixa Rural de Rolante, que mais tarde se tornaria Sicredi Caminho das Águas.

Desde 2018, a Sicredi Caminho das Águas já financiou mais de 3 mil projetos de energia fotovoltaica para associados em sua área de atuação, totalizando mais de R$ 133 milhões em crédito concedido.