Segue sem previsão de liberação ponte situada na divisa de Taquara e Parobé

Local está interditado desde 1º de novembro Fotos: Matheus de Oliveira

Região – A ponte da Estrada Velha, que liga Taquara e Parobé, segue sem uma previsão de liberação. O local foi interditado no dia 1º de novembro após uma vistoria realizada pela Secretaria de Segurança, Defesa Civil, Cidadania e Mobilidade Urbana de Parobé, juntamente com o engenheiro Rodrigo Geis.

O desdobramento mais recente acerca desta situação aconteceu nesta terça-feira (12), em um encontro na prefeitura de Parobé que reuniu lideranças dos municípios conectados pela ponte. De acordo com o responsável pela Secretaria de Planejamento de Parobé, Ricardo Juares, o próximo passo é uma avaliação mais profunda da real situação da estrutura. “Técnicos especializados vão ir no local ainda esta semana para apontar o real dano e o que precisa ser feito. Posterior a visita, vamos receber um laudo, que já deverá ter orçamento. Enquanto isso, o local segue interditado, e ainda não há como definir prazo para liberação”, explica o secretário. Juarez destaca ainda que a busca pela solução do problema acontece em conjunto com o município de Taquara.

Sem definição sobre qual prefeitura fará licitação

Embora as lideranças parobeenses estejam puxando a frente na busca pela resolutividade do dano na estrutura, ainda não está definido qual prefeitura fará edital de licitação para contratar a empresa que deverá realizar a obra. “Provavelmente será Parobé, já que o dano é na cabeceira que está no nosso território”, projeta o tenente Carlos Freitas, secretário de Defesa Civil do município. A expectativa é que Taquara ajude nos custos com a readequação do local.

A avaliação inicial feita na ponte constatou que as vigas centrais da rampa de acesso estão com as pontas de apoio quebradas. Apesar do dano ter sido constatado após período de chuvas, a situação não decorre das cheias. “Foi pensando na segurança da comunidade que recomendamos a interdição. Para evitar acidentes e um dano maior”, explica Freitas. O secretário recomenda que todos utilizem a ERS-239 para fazer acesso aos municípios.