Sede multiuso da Comunidade Quilombola Vovó Anita é inaugurada em Taquara

Foto: Divulgação

Taquara – No sábado dia (07), ocorreu a inauguração da sede multiuso da Comunidade Quilombola Vovó Anita no Paredão Baixo em Taquara, município que teve sua história e desenvolvimento econômico fundamentada na mão de obra escrava. E, como consta na história da comunidade, a mesma começa a surgir logo após a abolição da escravatura sendo muitos escravos libertos da Fazenda Fialho, que hoje dá nome a localidade. Depois de anos de luta, persistência e resistência, a comunidade foi reconhecida como Remanescente de Quilombo pela Fundação Cultural Palmares em 13 de março de 2007, de lá pra cá a comunidade vem buscando seus direitos frente a instituições e órgãos competentes para que as famílias que ali resistiram tenham acesso a políticas públicas que garantam a sua permanência na terra e acesso aos demais direitos sociais já consolidados.

Uma delas foi a construção da Sede Multiuso através de recurso do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais – FEAPER, vinculado a Secretaria Estadual da Agricultura, pecuária e desenvolvimento rural – SEAPDR, com projeto desenvolvido pela ASCAR-Emater/RS.

O evento de inauguração da nova sede contou com a apresentação de dança de rua da ONG Vida Breve, a qual pretende iniciar um trabalho junto a comunidade a partir de 2020. Também estava presente a Assistente Técnica Estadual de Comunidades Quilombolas da Emater/Ascar, Regina Miranda. Além do Poder Público Municipal na presença do vice- prefeito Hélio Cardoso Neto, secretário Anildo Araújo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação; e representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária; e da Educação, Cultura e Esportes.

Contou também com a presença do presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da comunidade Negra – CODENE, Sr. Celso Procópio; José Alex Borges Mendes, coordenador da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais – CONAQ, Vice –Presidente do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial – CNPIR e Vice-Presidente da Federação Estadual Quilombola/RS; e também José Itarajara do Instituto de Assessoria as Comunidades Remanescentes de Quilombo – IACOREQ. Além da ex-presidente da Comunidade Quilombola Peixoto dos Botinhas de Viamão, Srª Edegi Maria Gomes, que brindou a comunidade com relato da organização e luta da sua comunidade.

Com organização da Comunidade Quilombola Vovó Anita e da Equipe Municipal da Emater de Taquara, o evento visou aproximar as instituições e organizações competentes da comunidade, para num esforço coletivo buscar soluções e orientações frente às questões sociais que envolvem a população negra do município.