Secretária Simone detalha trabalho feito na Educação em Rolante

Secretária visitando as salas com nova pintura ao lado da equipe da Emei Meu Cantinho, no Centro (Foto: Melissa Costa)

Rolante – A pandemia do coronavírus alterou a rotina de todo o mundo. Ela tem forçado em todos nós um novo modo de viver. Assim como também tem exigido uma verdadeira força-tarefa das escolas e Secretarias de Educação. Sem alunos nas salas, a Educação precisou se reinventar. Aulas passaram a ocorrer à distância e, agora, os profissionais já se preocupam em ir além de manter vínculos.
A secretária de Educação de Rolante, Simone Tadiotto, detalhe todos os esforços para conseguir ensinar e repassar conteúdo aos estudantes. No total, Rolante tem 3 mil alunos, sendo cerca de 2.800 de 1º a 9º anos. Desde o dia 28 de fevereiro, os professores, através de decreto do prefeito Pedro Rippel, estão trabalhando 100% presenciais nas escolas. “Os conteúdos estão sendo repassados de forma impressa nas escolas ou pelo Google Meet. Há escolas que já atingem 100% do Meet, outras estão em 20%, mas isso depende também da realidade de cada localidade e de cada família. No entanto, estamos atuando para que todos os alunos tenham acesso e, me surpreendeu, o engajamento dos pais. Temos famílias participativas e preocupadas com o ensino dos filhos”, disse a secretária.
Já pensando num futuro próximo, educadores de 1º a 3º anos, da fase da alfabetização, estão se reunindo com a coordenação do município para criar uma forma de ajudar estes alunos. “O esforço é justamente para tentar recuperar e estamos fazendo recurso para ajudar. Estamos trocando ideias e sugestões de como trabalhar, no intuito de colaborar com essa defasagem, que vai acontecer. A gente está fazendo um recurso para o aluno ter isso a mais. A pandemia iniciou com a criança no 1º ano e, ano que vem, ela estará no 3º”.

Preocupação com situação das famílias

Além do ensino e demais preocupações e ações para fazer com que as atividades cheguem aos estudantes, a prefeitura também tem se esforçado no sentido de auxiliar as famílias com kits de alimentação. Dias atrás, ocorreu uma das entregas, que estão sendo feitas ao longo da pandemia. A secretária Simone demonstrou preocupação com a retirada. “Pela primeira vez, todas as famílias buscaram o kit. Sempre sobravam kits, mas agora todos buscaram e isso nos preocupa, pois a pandemia já ultrapassou mais de um ano e mostra que as dificuldades têm aumentado”. Com essa percepção, o Departamento de Desporto está em andamento com o campeonato solidário até dia 14 de maio. “Os times de todas as modalidades se inscrevem e doam alimentos”.

Foco nas reformas das unidades de educação

Aproveitando que os alunos não estão em sala de aula, a prefeitura de Rolante tem investido na reforma das escolas de educação infantil e ensino fundamental. “Temos 19 escolas, sendo nove delas de educação infantil. Destas nove, já reformamos duas. Também estamos dando uma atenção às escolas de fundamental, visando melhorar a estrutura para o retorno”, disse a secretária Simone. Na Emei Meu Cantinho, no bairro Centro, por exemplo, foram pintadas as salas de aula e feitas diversas melhorias para quando ocorrer a volta presencial. “É nosso maior desejo, poder retornar”.