Secretária do Trabalho e Assistência Social do estado visita Prefeitura de Taquara e apresenta projeto de microcrédito no RS

Projeto de microcrédito deverá auxiliar pequenos empreendedores no RS Foto: Magda Rabie

Taquara – Durante visita ao município de Taquara, na última quinta-feira (18), secretária do Trabalho e Assistência Social (STAS), Regina Becker, foi recebida na prefeitura pelo prefeito Tito Livio Jaeger Filho e pelo vice-prefeito Hélio Cardoso Neto. Em conversa com os gestores municipais, a secretária estadual salientou sobre ações relacionadas ao Trabalho e à Assistência Social – áreas administradas pela pasta que atua, e, também por serem os setores que mais sofrem com os impactos da pandemia. A implementação de projeto de microcrédito no RS foi o assunto destaque da reunião.

O projeto é firmado em parceria entre STAS e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE para implementação de microcrédito destinado para pequenos empreendedores formais e informais, urbanos ou rurais (MEIs, artesãos, profissionais liberais, autônomos, agricultura familiar, economia solidária) em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

As operações serão realizadas por instituições de microcrédito que compõem o Programa RS Trabalho, Emprego e Renda – RS TER, inicialmente nas Agências Sine do Estado, que são coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), vinculada da STAS. Os valores disponibilizados serão de R$ 100 a R$ 20 mil para o crédito produtivo e orientado.

Após o encontro na prefeitura, a secretária do Trabalho e Assistência Social, Regina Beckerdirigiu-se à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação para uma visita ao Cadastro Único do Município a fim de avaliar as principais dificuldades apresentadas pelo setor, assim como também esteve acompanhando o atendimento do Sistema Nacional de Emprego (SINE) para prever possíveis ações de auxílio por parte da secretaria estadual.

A visita da secretária foi acompanhada pelos vereadores Adalberto Soares, Daniel Laerte Lahm Preto e Levi Metanoya e pelo secretário municipal de Orçamento e Finanças, João Carlos de Moura.