Secretaria de Trânsito de Taquara realiza ação de conscientização sobre uso indevido de vagas para deficientes e idosos

Taquara – Com o intuito de chamar a atenção da comunidade taquarense sobre o uso indiscriminado das vagas especiais de estacionamento, a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Taquara (SSTMU) aproveitou o início da Semana Nacional de Trânsito, na quarta-feira (18), e promoveu uma ação que, no mínimo, causou curiosidade a quem passou pela rua Júlio de Castilhos, a principal via pública da cidade.

Direito assegurado por Lei Federal, a vaga especial é regulamentada pelas Resoluções 303 e 304 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que determina que 5% do total de vagas do estacionamento regulamentado sejam destinadas a idosos e 2% aos portadores de deficiência, sejam eles condutores ou passageiros do veículo.

O Código de Trânsito Brasileiro especifica ainda que o uso da vaga especial, sem credencial, é considerada infração sujeita à multa de R$ 293,47, e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além da possível remoção do veículo.

De acordo com o Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana de Taquara, Lorival da Rosa, a ideia de usar cadeiras de rodas nos locais das vagas comuns foi justamente para fazer com que os motoristas que costumam estacionar nos locais destinados aos idosos e deficientes físicos sintam a mesma frustração ao encontrar a vaga já ocupada e ter que sair em busca de um novo espaço.

“Nossa ideia é justamente fazer com que o motorista sinta na pele o que muitos idosos e deficientes físicos sentem ao chegar na vaga especial e encontrá-la já ocupada por veículos não autorizados. E para impactar ainda mais os motoristas e pedestres que passarem por essas cadeiras, estamos utilizando em cada uma delas frases que costumeiramente nossos fiscais de trânsito escutam de alguns motoristas ao serem informados de que estão ocupando uma vaga especial, como por exemplo ‘é só um minutinho’, ‘vou só pagar uma conta e já volto’, ‘é bem rapidinho’, entre outras”, destacou Lorival.

Além da distribuição das cadeiras de rodas pela rua Júlio de Castilhos, equipamentos emprestados pela Secretaria Municipal de Saúde de Taquara, a programação da Semana Nacional de Trânsito no município também inclui a exposição de um carro batido na Praça Marechal Deodoro, para chamar a atenção dos motoristas; uma faixa alusiva ao tema no pórtico desta rua, e a promoção de palestras voltadas aos alunos da rede municipal de ensino.

Em parceria com o Corpo de Bombeiros de Taquara, uma equipe da (SSTMU) realizou oito palestras na quarta e quinta-feira (19). Durante os encontros, ocorridos na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rosa Elsa Mertins e no Colégio Municipal Theóphilo Sauer foram abordados temas como as regras de segurança no trânsito, como ser um pedestre consciente, a importância de atravessar as ruas pela faixa de segurança, o uso do cinto de segurança, entre outras informações.