Secretaria de Saúde de Taquara dá dicas para quem pretende colocar flores nos cemitérios

Locais são frequentemente vistoriados para a detecção de focos do mosquito transmissor de doenças como a dengue Foto: Divulgação/Prefeitura de Taquara

Por Prefeitura de Taquara

A Secretaria de Saúde de Taquara está oferecendo dicas aos moradores que pretendem depositar flores ao visitar os cemitérios nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. O motivo é para evitar o uso de vasos, pratinhos, recipientes e embalagens que possam acumular água, se transformando em focos do mosquito Aedes aegypti, causador de doenças como dengue, chikungunya e zika.

 

“O trabalho de prevenção de focos do Aedes aegypti é muito importante. O verão se aproxima e precisamos evitar que tenhamos uma alta incidência de casos de dengue em nosso Município”, alerta a secretária de Saúde, Mariane Farias da Silva.

 

Entre as recomendações, está a de evitar o uso de embalagens plásticas ou de papel celofane nos vasos e a não colocação de água e pratos. “Os cemitérios de Taquara são pontos estratégicos onde os agentes de combate a endemias visitam regularmente para detectar focos do mosquito. A cada 15 dias, os túmulos são vistoriados, e é feita também a aplicação de um larvicida se forem encontradas larvas”, explica a responsável técnica pela Vigilância Ambiental, Regina Damasceno Rodrigues.