Secretaria de Obras realiza operação tapa-buracos em diversas ruas de Taquara

Taquara – Visando a solucionar a deterioração de alguns trechos de ruas no município, devido ao volume de chuvas que tem caído na região nos últimos meses, e ao visível aumento na circulação de veículos que passam principalmente pela região central de Taquara, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos está há algumas semanas realizando diversos reparos nas ruas asfaltadas, na chamada operação tapa-buracos. Além do bairro Centro, esta semana também estão sendo promovidas melhorias no bairro Empresa.

Durante a operação tapa buracos, que já foi realizada em algumas ruas dos bairros Medianeira, Petrópolis e Santa Teresinha, são utilizados dezenas de quilos de um tipo de asfalto – usinado a quente para aplicação a frio, que vai aos poucos sendo colocado em cima dos buracos localizados em algumas ruas de Taquara.

Fabricado de forma semelhante ao asfalto convencional, onde os agregados pétreos e o cimento asfáltico de petróleo são misturados a quente em uma usina de asfalto, esse tipo de material pode ser aplicado na temperatura ambiente, devendo ser compactado antes que sofra resfriamento repentino e assim possa manter sua aderência total ao asfalto antigo.

Enquanto acompanhava o conserto de diversos trechos na avenida Júlio de Castilhos, na tarde de quarta-feira (21), o Secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos, Amarildo de Souza, explicou que para que o reparo seja realizado de forma correta e no tempo necessário antes do resfriamento do asfalto, está sendo realizado o bloqueio das ruas antes do início dos trabalhos, podendo causar transtornos momentâneos aos motoristas que circulam e estacionam seus veículos nestes locais.

“É preciso que a comunidade também entenda que se a rua estiver repleta de carros não conseguiremos localizar todos os locais que precisam de reparos, tampouco conseguiremos realizar os trabalhos de melhorias. Por isso, nossas equipes das Obras, em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana, estão bloqueando algumas ruas da região central de Taquara, desde o início da manhã até que os reparos sejam concluídos”, informou Amarildo.

Na quarta-feira foram realizados reparos na avenida Júlio de Castilhos, no trecho entre a rua Pinheiro Machado (em frente as igrejas) até a Praça Marechal Deodoro (nos dois lados da via pública), em trechos das ruas Guilherme Lahm, General Frota, Ernesto Alves e Federação – ambas na região central, e também na rua da Empresa, localizada no bairro de mesmo nome.

Para evitar os transtornos causados pelo bloqueio de algumas ruas, a Administração Municipal até projetou fazer os reparos nos finais de semana e em turnos da noite. Como a usina de asfalto só entrega o material durante o dia, e por ser quente ele precisa ser espalhado e compactado antes de seu resfriamento, os trabalhos seguirão sendo realizados durante os turnos da manhã e tarde.